O secretário percorreu de lancha o lago, com os prefeitos Xavier de Andirá e Amarildo de Itambaracá

O Grupo Escoteiro Inga homenageou o secretário e os prefeitos

Rasca agradece a recepção e diz que dentro de seis meses dará seu parecer aos rancheiros

Vista parcial da área ocupada

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

A convite do prefeito Xavier, Partido Verde e da Associação dos Proprietários de Ranchos e Lotes de Andirá, o Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, conheceu de perto o lago formado pela Hidroelétrica Canoas II,  que se tornou um dos mais belos pontos turísticos preservados pelos organismos de proteção do meio ambiente.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, veio conhecer de perto no último sábado (04), o lago formado pela Hidroelétrica Canoas II, no Rio Paranapanema, no município de Andirá.  A lâmina d’água que abrange os Estados de São Paulo e Paraná, se tornou um dos mais belos pontos turísticos preservados pelos organismos de proteção do meio ambiente.

Com o objetivo de examinar a ocupação das margens do lago, o secretário e o Chefe Regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) José Mariano de Macedo, percorreram de lancha acompanhados dos prefeitos José Ronaldo Xavier – Andirá e Amarildo Tostes – Itambaracá, e do vereador José Odair Bonacin, o trecho  pertinente ao município de Andirá. A embarcação foi gentilmente cedida e pilotada pelo empresário Eunício Viana Amorin (Branco), proprietário de um dos ranchos que margeiam a lagoa.

Depois da vistoria que durou cerca de 30 minutos, autoridades civis e militares e convidados, participaram do hasteamento das Bandeiras do Brasil, Paraná e Andirá, feito pelo Grupo de Escoteiros Ingá.  Após o Hasteamento, os escoteiros homenagearam o Secretário Rasca Rodrigues e os prefeitos Xavier, Amarildo e Celso Silva, de Bandeirantes, com a entrega do lenço usado pela tropa.

Emocionado, Rasca elogiou as crianças e o chefe do grupo, Selem Eid, lembrando que o Grupo de Escoteiro Guairacá, de Foz do Iguaçu, vai apresentar entre os dias 5 e 9 de junho, em Gotemburgo, na Suécia, um projeto de montagem de aquecedor solar feito com garrafas  Pet, que desde 2004 vem sendo coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Programa Desperdício Zero. O projeto foi o único do Brasil escolhido como finalista do Prêmio Volvo Adventure 2009. Disse ainda que é nas crianças que está o futuro do planeta e pediu desculpas pelos danos  irreparáveis que os adultos vem causando ao meio ambiente.

Depois do encontro com os escoteiros, o secretário almoçou com autoridades e proprietários de ranchos e lotes, às margens do lago e fez um rápido discurso.

Disse que embora tenha verificado algumas irregularidades na ocupação da área, como a falta de cobertura florestal e a existência de cercas artificiais, ficou encantado com a beleza do local e que, dentro de seis meses, dará seu parecer aos rancheiros que pleiteiam a legalização de suas propriedades, junto ao IAP. Porém, advertiu que algumas coisas precisam ser readequadas. Exemplo, o reflorestamento de alguns trechos e a substituição das cercas de arame por fileiras de plantas que facilitem a passagem de pessoas e animais. Observou que os rancheiros não são os únicos proprietários da área e que um dano causado a ela é um dano causado ao povo e a natureza.

O prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier (PTB), agradeceu a visita do secretário, salientando que a administração andiraense tem consciência da urgente necessidade de preservar o meio ambiente. “Em função das atividades humanas, que têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando muito nos dias atuais. Se medidas emergenciais não forem tomadas, toda a vida futura no planeta estará ameaçada. Os recursos naturais precisam ser preservados e a administração púbica, junto com os rancheiros e toda a população andiraense, dará a sua contribuição”, sublinhou Xavier.

Fundo de Vale

A convite do prefeito Xavier, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, também visitou o fundo de vale, próximo ao bairro Nova Andirá. O local já foi área de lazer e contava até com um lago.  Hoje a área está tomada por mato e por uma enorme erosão, que vem da parte alta da cidade. A intenção do prefeito é solucionar o problema e revitalizar o espaço para que a população desfrute novamente de seus benefícios.

Rasca pediu que Xavier encaminhasse à sua secretaria, toda documentação da obra que, na época, recebeu recursos do Estado e que não foi concluída, para que seja revista. Depois analisará a possibilidade de liberação de novos recursos para reconstrução do lago.

Os chamados fundos de vale são caracterizados como áreas de mata que ficam nas proximidades de zonas urbanas e são protegidos pelo Código Ambiental Brasileiro, criado em 15 de setembro de 1965.

O secretário Rasca Rodrigues veio a Andirá, a convite do prefeito José Ronaldo Xavier, Partido Verde (PV) e da Associação dos Proprietários de Ranchos e Lotes.

Fonte: Da assessoria