Com o objetivo de estimular o debate sobre novas tecnologias a serviço do poder público para ampliar transparência e eficiência na gestão municipal, o I Fórum de Cidades Digitais do Norte Pioneiro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, reuniu gestores de mais de 30 municípios. O encontro foi na sede do Senac. Na pauta do encontro: as múltiplas ferramentas da tecnologia como recurso para dinamizar a comunicação e o atendimento ao cidadão e a aplicação de recursos municipais. Municípios como Bauru (SP), Ribeirão Claro, Londrina, Santo Antônio da Platina e Piraquara apresentam iniciativas. Participam também o coordenador de Ciência e Tecnologia do Paraná, Evandro Razzoto, e o coordenador Estadual da área de Comunicação da EMATER, Nelson Harger.

O diretor da RCD, José Marinho, destacou a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no planejamento municipal, visando redução de custos, aumento de arrecadação e, principalmente, as inúmeras facilidades que uma cidade conectada propicia à população e empresas. “As cidades digitais e inteligentes estão tomando a frente do processo de desenvolvimento econômico e social e os gestores que não se atentarem para isso ficarão para trás”, frisa. “O Fórum facilita a troca de experiências e estimula todo esse processo de inovação nas cidades”, completa Marinho. A iniciativa é apoiada pela Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).

Os secretários de Cultura e Comunicação da Prefeitura de Andirá, Tiago Silvio Dedoné e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, participaram do encontro. “Foi muito importante por que precisamos modernizar e dinamizar os nossos projetos. Encontramos experiências importantes, que estão dando resultados em outras cidades. Também aproveitamos para ampliar nosso contato com a secretaria de Ciência e Tecnologia “, disse Nardoni. “Nós temos desafios importantes como a segurança pública, que precisa de métodos e ferramentas de monitoramento; a informatização da saúde, a implementação dos pontos digitais e a implementação de projetos que ampliem a comunicação com a população. Foram ações importantes as que foram apresentadas. Voltamos com propostas que serão apresentadas à Prefeita para o estudo de viabilidade”, destacou Dedoné.

Fonte: Da SECCOM