A Sala do Empreendedor, Sebrae, com apoio da Prefeitura de Andirá - por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - , realizou entre os dias 14 a 18 de maio, uma programação especial para os Microemprendedores Individuais (MEI). As atividades contaram  com palestras, workshops, consultorias, orientações, sempre voltados para os pequenos negócios. Com mais de 700 MEIs formalizados, Andirá é umas das comunidades que mais tem se destacado no percentual de ranking e, para atingir os números, uma trabalho constante de mobilização e apoio aos pequenos empresários está sendo gerenciado pela Sala do Empreendedor, Sebrae e Prefeitura. Uma parceria estratégica no fomento de ações para propiciar geração de emprego e renda, além de focar na melhoria da economia loca.

Dentre a programação, ocorreram: Consultoria gratuita com consultor credenciado do Sebrae (para Micro Empreendedores Individuais, Micro Empresas e Empresas de pequeno Porte); Oficina “Sei Empreender”, capacitação gratuita que reuniu debates sobre o perfil do empreendedor e as competências necessárias para o sucesso de seu negócio. Além dos demais serviços disponibilizados pela sala, como: Formalização gratuita e simplificada, obtenção de CNPJ, alteração gratuita do MEI e baixa, emissão de notas fiscais, Declaração anual, impressão de certidões, auxilio com licitações, entre outros.

De acordo com a Agente de Desenvolvimento, Jheniffer Correia, durante esta semana de atividades foram realizados 215 procedimentos, entre os quais: 05 formalizações de novas empresas; mais de 50 impressões de boletos; 10 declarações anuais,além do trabalho de consultoria , coordenado diretamente pelo consultor do Sebrae, Júnior Ferreira, que destacou o sucesso da mobilização: “ Foi muito bom. Fiemos inclusive uma divulgação forte nas rádios e conseguimos atingir um público que nem sabia da Sala do Empreendedor. Alguns já tinham MEI; outros, não. Então, agora, vamos também prestar os atendimentos e consultorias a eles”, disse.

Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni,  a parceria com o Sebrae é fundamental para o projeto de renorteamento das políticas de desenvolvimento econômico que Andirá tem prospectado desde o ano passado. “Nós temos colhido importantes resultados com esta parceria. O Sebrae nos dá todo norte e apoio, em capacitações, consultorias, está aqui dentro da Prefeitura com seu apoio. E isso tem refletido no número expressivo de novas aberturas de empresas e melhorias na nossa própria gestão”, declara.