O ato histórico é mais um marco no atual Governo Municipal.

Finalmente, o FUNPESPA - Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos do Municipio de Andirá - está sob administração única dos servidores municipais. A cerimônia de posse da nova diretoria do conselho administrativo e do conselho fiscal do fundo, eleitas democraticamente no dia 07 de julho, aconteceu na segunda-feira 1º de agosto, na sala de reuniões do Paço Municipal. Desde a sua criação através da lei 1162 de 29 de setembro de 1993 a instituição teve sua administração vinculada ao Poder Executivo, tendo como presidente o Secretário Municipal de Administração, cujo cargo é de confiança do prefeito podendo ser exonerado a qualquer momento. Com isso sempre que ocorria a substituição do secretário mudava também o presidente do Fundo , causando temor e preocupação aos segurados. Agora graças à lei 2194/2011 sancionada pelo prefeito José Ronaldo Xavier(PTB), no dia 05 de maio do corrente ano, o pesadelo acabou. A norma reestrutura o regime próprio de previdência do município e dá outras providências. Uma delas trata-se da escolha do diretor presidente que terá que ser qualificado para o cargo, graduado em nível superior e obrigatóriamente eleito entre os segurados ativos do FUNPESPA, em exercício pleno de suas funções de servidor, no mínimo a quatro anos. O mandato também será de quatro anos, podendo ser reeleito por uma vez. O Histórico acontecimento teve apoio da Câmara de Vereadores e é mais marco na Administração Prosperidade para Todos.

“Em fim o FUNPESPA foi entregue nas mãos de seu verdadeiro dono: Os Servidores Públicos. Que a nova diretoria possa administrá-lo com determinação e honestidade. Do jeito que estava corríamos o risco de entrar um prefeito desonesto na prefeitura e o dinheiro desaparecer da noite para o dia, prejudicando todos os segurados. Agora estamos tranqüilos”, disse o prefeito Xavier aproveitando a oportunidade para anunciar que cederá um terreno para a construção da sede do FUNPESPA, que hoje funciona precariamente numa sala da prefeitura. “Como médico também sou funcionário do município e tenho consciência da importância do fundo. O executivo continuará prestando todo apoio necessário à essa instituição para que os segurados tenham seus direitos garantidos e atendimento digno”, ressaltou.

O presidente empossado Aurenilson Cipriano informou que o fundo está equilibrado, as contas estão em dia e o prefeito Xavier está fazendo os repasses também rigorosamente em dia, além de estar pagando dividas com a instituição deixadas por outras administrações. “Agradeço a confiança dos servidores que me elegeram, ao prefeito Xavier pelo apoio ao fundo e ao Secretário Municipal Administrativo Edson Roberto Stefanuto pela forma que presidiu a instituição até essa data. Agora vamos dar continuidade aos trabalhos que exige da diretoria uma grande responsabilidade. Pois o FUNPESPA está completando 18 anos de existência, tem 784 contribuintes entre servidores da prefeitura e câmara e já conta com 211 beneficiados com aposentadorias e pensões”, observou.

O presidente da Câmara de Vereadores André Anderson Rossato parabenizou os servidores pela conquista ressaltando a fundamental participação do legislativo para que o sonho tornasse realidade. O presidente destituído Edson Stefanuto desejou sucesso à nova diretoria, salientado a importância do momento e que seu nome será lembrado na história do FUNPESPA como o último secretário administrativo que presidiu a instituição. Fato que, segundo ele, lhe dá muita alegria por ter contribuído com a essencial e histórica mudança.

Composição da nova Diretoria

• Presidente - AURENILSON CIPRIANO