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Iniciou,  na quarta-feira (03), as atividades do “Programa Agrinho” para a comunidade escolar de Andirá.

Inúmeros professores das redes pública e privada de ensino, que atuam na educação infantil, educação especial e ensino fundamental participaram das palestras de apresentação do Projeto Agrinho 2010, realizadas no Cine Teatro São Carlos, nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com Mary Sílvia Ferro, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR), o evento realizado em Andirá, teve como objetivo “informar sobre as novidades do Programa em 2010, que trabalhará com propostas de novas metodologias de ensino, em forma de oficinas”, disse.

A palestra de quarta-feira, foi o início do cronograma do Programa que passa por uma série de etapas, culminando com a premiação de estudantes e professores no mês de novembro.

Embora apresentado pelo SENAR/PR, para promoção e realização do Programa Agrinho, a instituição conta com o apoio e trabalho do Sindicato Rural de Andirá (Patronal), Prefeitura de Andirá e várias empresas nacionais e multinacionais.

O que é o Agrinho?

Embora, muito conhecido por estudantes e professores, que participam do Programa Agrinho, poucos sabem de sua importância no cenário educacional.

O Programa Agrinho teve seu início em 1995 quando foram desenvolvidos a proposta pedagógica que tinha por essência os “temas transversais” e o primeiro material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental.

Na ocasião priorizou-se a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural - o da contaminação da população por agrotóxicos.

Em 1996 iniciou-se a implantação do programa de forma piloto em cinco municípios paranaenses.

No ano seguinte, com base na elevada receptividade e participação da comunidade escolar, buscou-se agregar à temática inicial dos agrotóxicos outros temas relativos à questão da saúde.

Em 1998 ampliaram-se e aprofundaram-se as temáticas relativas ao Meio Ambiente (solo, biodiversidade, água e clima) e foi incluído o tema Cidadania, que incorporou as temáticas relativas a Trabalho e Consumo, Temas Locais e Civismo.

Nova modificação fez-se necessária quando o governo estadual iniciou a implantação do processo de nuclearização das escolas, fator determinante para que o Programa AGRINHO passasse a trabalhar com crianças e jovens do meio urbano.

Em meados de 2002, o Programa passa por mais uma ampliação para contemplar outros temas que se faziam igualmente Prioritários: Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo. Novos materiais são desenvolvidos, desta vez para alunos e professores. Um novo ciclo se inicia, e este, se completa em 2006.

Em 2006, quando o Programa completou 10 anos, realizou-se uma ampla avaliação e com base nesta, todo o programa foi repensado e a proposta foi acrescida de novos temas e materiais.

Fonte: Fredy Macedo – Jornal Folha de Andirá.