Sindicato Rural promove Curso de Artesanato em parceria com Senar
Em mais uma ação da parceria Sindicato Rural de Andirá e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/PR, proporcionou à comunidade de produtores rurais a oportunidade de aprender e transformar a matéria-prima existente no campo em arte.
De 10 a 12 de fevereiro, foi ministrado na sede do Sindicato Rural (Patronal) o Curso de Artesanato em Palha de Milho – Flores, sob orientação da instrutora Antonia Silvane D. Effgen. Durante os três dias, as alunas tiveram acesso às informações como: artesanato como recurso financeiro; histórico do artesanato em palha de milho; da lavoura à colheita; escolha do material a ser utilizado; beneficiamento; ferramentas utilizadas; tingimento / coloração (cores primárias, secundárias e terciárias); como fazer os moldes; como colorir a palha; técnica de gofragem; técnica de montagem das flores; técnica de montagem das folhas; montagem de arranjo de flores de palha de milho; acabamento e limpeza; medidas de segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental (desenvolvidas ao longo do curso).
Muito receptivas às atividades de capacitação desenvolvidas pelo SENAR, as alunas elogiam os cursos e muitas, como previsto pelos promotores e realizadores, fazem os cursos para utilizar os conhecimentos agregando renda em benefício da família. Cleusa Madóglio, da ARTFIBRA Associação de Artesanato de Fibras de Banana, destaca em entrevista que pela segunda vez faz o curso de flores em palha de milho, procurando aperfeiçoar e oferecer bons produtos para venda. Com acesso a material extraídos dos bananais da região, a aluna diz ainda que “os trabalhos com fibra de milho podem ser feitos com palha de banana”, finaliza.