Casas foram invadidas pela lama

Em algumas ruas a enxurrada arrancou o asfalto

Defesa Civil, homens e máquinas da prefeitura, trabalharam intensamente

Mais uma vez Andirá sofreu com o impacto de fortes chuvas. A tempestade acompanhada de vento e rajadas de granizo, desabou sobre a cidade por volta de 14h30, da última terça-feira (06). Segundo a Defesa Civil, em menos de 2 horas choveu cerca de 100 milímetros. O aguaceiro alagou ruas e residências. Árvores foram arrancadas e várias casas destelhadas. Em alguns pontos até a malha asfáltica foi arrebentada com a força das enxurradas. Homens e máquinas da prefeitura e a defesa civil, trabalharam até a noite desobstruindo casas e ruas. O cruzamento da Av. Goiás com a Rua Espírito Santo, ficou completamente alagado e o trânsito interrompido por várias horas; na Rua Rondônia várias casas foram invadidas pelo lamaçal; na Rua Nova, duas casas foram destelhadas; Na Vila Industrial uma árvore caiu em cima de uma residência. Ninguém se feriu. Na Indústria Moveleira Santos – Andirá, um muro desabou em cima de um carro e de uma moto que estavam estacionados. A enchente também inundou a parte baixa do cemitério e arrastou lama para dentro de algumas residências próximas; no Bairro Bela Vista, um muro e edícula caíram.

Essa foi a segunda maior tempestade ocorrida no município em 2009. A primeira foi na noite de 13 de abril. O temporal inundou ruas,  casas,  creches e escolas. Funcionários da prefeitura e da Defesa Civil, atravessaram a noite auxiliando as vítimas e desobstruindo os locais alagados.

Há anos moradores de vários pontos da cidade sofrem com o problema. Os transtornos são muitos. Dentre eles grandes prejuízos materiais, já que várias famílias perdem seus móveis e a pavimentação das ruas são bastante danificadas.

A falta de investimentos de administrações anteriores no sistema de captação e de escoamento de águas pluviais é a principal causa. O sistema existente é quase o mesmo de décadas atrás. Para amenizar o problema é preciso construir mais caixas de contenção, bocas-de-lobo, galerias e, em muitos locais, substituir a tubulação antiga por outra de maior diâmetro. Porém esse tipo de obra, devido a sua complexidade, levaria anos para ser concluída, além de ser dispendiosa e de o município não contar com recursos.

“Nos projetos de pavimentação que em breve serão executados pela atual administração nos bairros: Nova Andirá; Bela Vista e Pantanal, estão previstas toda infra-estrutura de escoamento de águas pluviais. No Bela Vista, na última terça-feira, a enxurrada derrubou o muro de uma residência e arrastou a edícula. Com as melhorias isso não acontecerá mais”, afirma o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Luiz Antônio Possagnoli.

Fonte: Da assessoria