O temporal   mobilizou homens e máquinas da prefeitura e a Devesa Civil da cidade, para desobstruir ruas e retirar a lama das casas

Em algumas ruas a enxurrada arrancou o asfalto

A força da água arrancou  meio-fio e danificou as vias

A prefeitura redobrou o trabalho para normalizar a situação

A forte chuva que caiu sobre Andirá, na noite de segunda-feira ( 13 ), inundou casas e ruas na periferia da cidade. Dentre os locais  mais atingidos  estão o  Bairro Timburi e as Vilas Industrial e Santa Inês.Nesses pontos,   casas,  creches e escolas foram invadidas pela enxurrada que chegou a arrancar a malha  asfáutica em algumas ruas, dificultando o trafego de veículos e de  pedestres. Homens e máquinas da SEMUVISP ( Secretária Municipal  de Viação e Serviços Públicos ) e da Devesa Civil municipal, se desdobraram para desobstruir as vias e socorrer as famílias que tiveram suas casas alagadas.  No  Bairro Timburi,  moradores da Rua Capixaba ficaram abismados com a força da água que desceu da parte alta, arrastando pedras e entulhos. Na Rua Rondônia no Jardim Paraná não foi diferente e os estragos provocados pelo temporal ainda são visíveis.

Na Avenida Major Barbosa Ferraz, foi preciso  ajuda de uma moto-niveladora para remover a lama e as pedras trazidas pela enxurrada. Dois veículos que trafegavam no local na hora da tormenta tiveram avarias.

Desde o momento do temporal até a manhã do dia seguinte, os telefones da SEMUVISP não pararam de tocar. Foram dezenas de pedidos de caminhão pipa e de ajuda de funcionários da prefeitura para  lavar as residências invadidas pela lama.

A situação só foi controlada no final da tarde de terça-feira( 14 ).

Segundo  o Secretário  Renato Cezar Martins, a prefeitura vai iniciar os trabalhos de recuperação das ruas danificadas e o desentupimento de bueiros que, segundo ele,  são obstruídos pelo entulho e pelo  lixo que as pessoas jogam nas ruas. “São  Garrafas Pet, sacolas plásticas, calçados velhos, resto de construções e até pedaços de moveis, que são atirados indiscriminadamente nas ruas, que entopem as bocas- de - lobos  e provocam  essas tragédias. Em quanto às pessoas não se conscientizarem de que não devem jogar lixo não ruas, sempre que chover forte teremos esse problema”, desabafou Martins.