Em noite festiva, na última terça-feira (27), no recinto de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, 18 alunos do curso gratuito de Auxiliar de Eletricista Predial, realizado pela Prefeitura de Andirá, SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) SESI (Serviço Social da Indústria), FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Santos Andirá, na Escola Ana Nery, receberam certificados de conclusão e kits de ferramentas. As aulas com duração de 280 horas, foram ministradas pelos instrutores: Márcia Calixto, Leandro Spipez e Fernando Ferreira de Souza. Além de conhecimentos teóricos, práticos e técnicas de instalações elétricas predial, os participantes receberam instruções de saúde; cidadania; motivação; direitos humanos; segurança no trabalho; informática; ética; meio-ambiente; auto-estima e dicas de como procurar emprego e se portar nas entrevistas.

O Chefe de Gabinete, João Cláudio Machado, representou o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), na solenidade. Ao destacar a importância do curso, lembrou que com a introdução de máquinas nas lavouras canavieiras e as dificuldades enfrentadas pelas usinas da região, dezenas de trabalhadores andiraenses estão perdendo sua única fonte de renda. Disse ainda, que Xavier está bastante preocupado com a situação e que a qualificação de mão-de-obra através de parcerias da prefeitura com o SENAI e empresas locais, abrem possibilidades de novos empregos no município.

Oportuno lembrar que recentemente, visando oferecer alternativa de trabalho e renda aos jovens andiraenses, a administração pública, através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), em parceria com o Sindicato Rural e SENAR, capacitou 11 pessoas em Jardinagem – Implementação e Manutenção. O treinamento incluiu identificação de plantas; preparo e melhoria do solo; materiais e equipamentos de jardinagem; implementação de projetos; tratos culturais e fitossanitários; manutenção de jardins e fundamentos básicos na prestação de serviço em jardinagem.

A cerimônia de diplomação dos novos eletricistas contou com a presença de autoridades municipais e do SESI, familiares e amigos dos formandos. A empresa Santos Andirá foi representada pelo funcionário Rafael Simoni. O ato encerrou com coquetel.