Com objetivo de instruir diretores, professores e outros profissionais que atuam nas escolas municipais e estaduais do município, de como agir diante de situações de violência dentro dos estabelecimentos de ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; PEC - Patrulha Escolar Comunitária e Conselho Tutelar, realizaram encontro sobre o tema no Cine Teatro São Carlos, com cerca de 300 pessoas ligadas ao setor de educação.

As atividades coordenadas pelo Sargento Príncipe, Subcomandante do 3º Pelotão da PEC e pelo soldado Perugini, de Andirá, incluíram debates, apresentações de slides e vídeos educativos, Estatuto da Criança e do Adolescente e palestras ressaltando a importância do trabalho conjunto entre escola, polícia e conselhos tutelares, para inibir a prática da violência de alunos contra colegas e professores. “Procedimentos disciplinares mais rígidos nas escolas e registros de ocorrências junto às autoridades competentes, são ações que reprimem a prática de delitos. Se o professor comunicar o fato à polícia ou ao Conselho Tutelar, inicia-se uma sequência de ações que podem terminar em punição judicial ao infrator ou a seu responsável. Isso servirá de exemplo para que outros alunos não cometam os mesmos delitos”, explicou o soldado Perugini, salientado que a violência nas escolas representa um problema sério que precisa ser encarado de frente e discutido por toda sociedade. Na sequência, o subcomandante Príncipe falou sobre as famosas pulseiras coloridas, alertando que vários estados já proibiram seu uso nas repartições de ensino, por representarem um grande perigo às crianças e adolescentes.

Após as explanações os palestrantes responderam perguntas e esclareceram dúvidas dos educadores. Agora o problema será discutido com pais e alunos. A data ainda não foi definida, mas segundo o soldado Perugini, o encontro deverá ocorrer nos próximos dias.

Fonte: Da assessoria