A administração pública de Andirá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promoveu  recentemente  na sala de reuniões da prefeitura, a ‘1ª Conferência Rural de Andirá’. O evento teve como objetivo discutir propostas para a agricultura no município e para a construção de uma política estadual de agricultura. Entre os temas foi abordado a organização de  Conselhos de Desenvolvimento  Rural   Sustentável e a  incrementação socio-econômico e ambiental no meio rural.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleusa Ferreira da Silva Guimarães agradeceu a presença dos produtores rurais, destacando sua importância no desenvolvimento do município e a necessidade da participação de todos na elaboração das propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual que acontece em Curitiba, de 25 a 27 de maio.

Em seguida, a palestrante Eliane  Aparecida Marson, engenheira agrônoma de São Jerônimo da Serra, deu continuidade à Conferência, abordando a atual situação da agricultura no Parará, reforçando a necessidade da participação efetiva dos produtores rurais nos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Após as explanações, os participantes se dividiram em grupos para discutir e definir propostas que serão levadas à etapa estadual e escolheram dois delegados que representarão o município no evento: Manoel Antônio de Carvalho, representante do poder público e Ana Cláudia Maciel Félix, representante dos agricultores.

O prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), devido a outros compromissos não participou da reunião, mas fez uma pausa em sua pauta de trabalho, para dar as boas vindas aos conferencistas e desejar uma boa conferência.

Prioridades definidas na Conferência que serão apresentadas na etapa estadual, em Curitiba

Organização dos produtores; capacitação dos conselheiros; concretização da formação do CMDR; readequação e cascalhamento das estradas rurais; diversificação na produção; adequação do código florestal à realidade do Estado do Paraná, especificamente para o Norte Pioneiro; saneamento básico (destino adequado dos resíduos e outros); estimular a participação efetiva de todas as comunidades envolvidas; melhor qualidade de vida, geração de renda, permanência do homem no campo, bem como, incentivo para que o jovem se mantenha na atividade; incentivo às instituições financeiras para obtenção de crédito.

Fonte: Da assessoria