A Prefeitura está num bom momento, apesar das dificuldades de captura de verbas estaduais e federais. O Prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), destacou 16 obras que estão acontecendo, neste momento, na comunidade, e que irá melhorar a vida da população. E ele fez questão de destacar que estas são apenas algumas das várias ações que estão ocorrendo.

Nesta terça-feira, 21, o prefeito esteve visitando algumas obras e contemplando, de perto, o desenvolvimento destes trabalhos. Na avenida Goiás, por exemplo, o prefeito articulou a reestrutura de trecho da via, que encontrava-se em situação bem complicada, com declives e buracos. Só a operação tapa – buraco não seria suficiente. Então, a ordem foi retirar todo o asfalto debilitado, reestruturar com pedras específicas e promover uma nova pavimentação. Foram 2600 metros de retirada de asfalto. De acordo com o Secretário de Viação e Serviços Públicos, Carlos Alberto Rabito, “o asfalto estava muito danificado e com a infiltração, cedeu

O trabalho está sendo realizado com recursos próprios e os profissionais da Prefeitura estão a todo vapor na aplicação dos trabalhos no local. O líder do governo na câmara, vereador Alex Rodrigues Shibata – Sushi, também acompanhou os trabalhou, nesta tarde, juntamente com o prefeito.

Bela Vista
Quem não se lembra do buracão que existia lá na Vila Bela Vista. Uma erosão, fruto da precária canalização, que trazia medo e insegurança aos moradores do bairro. Um projeto do prefeito Xavier está colocando fim a este tormento, depois de tantos anos. A Prefeitura está resolvendo o problema da canalização, soterrando a cratera e construindo um jardim enorme, que terá Academia da Terceira Idade, plantação de árvores Palmeiras e flores, calçada. Xavier esteve hoje visitando o local, que já está sendo gramado. Um cenário bem diferente do anterior. Até o asfalto nas ruas laterais já está programado.

1. Casas Populares
O Prefeito José Ronaldo Xavier também esteve nesta segunda-feira, visitando as obras das 50 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida – Sub 50. Estas residências serão distribuídas às famílias cadastradas no Centro de Referencia Assistência Social – CRAS, que já estão passando por acompanhamentos. Xavier conversou com os pedreiros da obra e vistoriou as construções. De acordo com ele, esta uma importante ação de política social na cidade.

2. Creche do Monte Santo
O Prefeito Xavier também esteve hoje visitando as obras da Super Creche, do Bairro Monte Santo. O local está bonito, já com as grades e em fase de conclusão. Segundo ele, a equipe está fazendo um trabalho interno, na parte de instalação elétrica. Outras fases da obra devem ocorrer já nos próximos dias. O Prefeito vai entregar o equipamento público ainda este ano para a população da comunidade. Uma reivindicação antiga da população, que está bem perto de se concluir.

3. Terminal Rodoviário
Quem passa pela Rodoviária da cidade também nota uma grande diferença. É que o prefeito Xavier autorizou projeto de reestrutura do local. E está ficando bem bonito. Pinturas internas, externas, podas de árvores, serviços de arborização, reestrutura no telhado do prédio interno e da plataforma, pinturas nas grades, retirada para substituição dos bancos, reformas nas instalações elétricas, troca dos vidros, instalação do bebedouro, lama asfáltica no pátio dos taxistas, reestruturação na pista de embarque. São muitas as ações que estão acontecendo no local, que é porta de entrada da cidade, e que deixarão o patrimônio público muito mais bonito e confortável.

4. Salão de Velório
Outra reivindicação antiga da população que está sendo atendida pelo governo do prefeito Xavier. Quem passa pelo salão de velório já percebe uma diferença. A Secretaria de Viação e Serviços Públicos está desenvolvendo um importante trabalho de reestruturação no local. Já foi feito a pintura interna e externa, melhorias nas instalações, troca de lâmpadas, melhorias internas nas dependências (cozinha, por exemplo, está sendo reformada), será instalado um ar condicionado. De acordo com o prefeito, também será feito um trabalho de aplicação de lama asfaltica.

5. Sinalização
Há muito tempo a população vinha pedindo ao prefeito Xavier que articulasse uma ação para que a cidade fosse sinalizada, com placas indicativas, lombadas pintadas e vias sinalizadas. Quem passa pelo centro da cidade, hoje, já nota a diferença. E olha que tem muito mais. Ao todo foram quase R$ 200 mil reais, do Governo do Estado, para este fim. O município também tinha um projeto de R$ 138 mil, para sinalização. Com os dois recursos, a cidade passa a ficar amplamente sinalizada.

6. Reservatório
A Autarquia Municipal de Água – SAMAE construiu um reservatório de mais 800 mil litros de água, que será interligado à outros reservatórios de água para poder atender a população. Foi feito um trabalho de aterramento, paisagismo, com plantação de grama ao redor; colocação de grades.

7. Instalação de Tubo Arnico (100 metros) - Próximo ao Clube Anos Dourados.
8. Pintura na Indústria do Conhecimento
9. Pintura na Escola Municipal Ana Nery
10. Lama Asfáltica e Operação Tapa Buraco
11. Aquisição do Caminhão Refrigerado
12. Asfalto do Nova Andirá (O processo licitatório aconteceu na última semana)
13. Troca das Tubulações antigas, com mais de 40 anos de uso.
14. Reestruturação de vias, na Avenida Goiás.
15. Centro Esportivo Osvaldo Vaula
16. Internet Livre (Foram construídas as torres, em vários pontos da cidade e a liberação do sinal está prevista para o mês de setembro)

Ainda falta muita coisa a ser feita. Estas são apenas algumas das obras, realizadas pela Prefeitura de Andirá e que irão melhorar a vida da população.