Notícias

Home / Cidade / Notícias

Com vistas em difundir o padrão tecnológico da produção de banana no Paraná e integrar produtores, lideranças agrícolas, administradores, pesquisadores, profissionais e empresas envolvidas na cadeia produtiva da fruta, a EMATER, em parceria com o SENAR, APBANA e prefeitura do município realizou no último dia 25 no auditório do Cine Teatro São Carlos em Andirá, o 2º Encontro de Bananicultores do Vale do Paranapanema. O evento reuniu cerca de 300   bananicultores   das regiões de Cornélio Procópio, Santo Antonio da Platina, Londrina e Apucarana, além de produtores dos estados de Santa Catarina e São Paulo e demais convidados.  A analise conjuntural da crise que afetou a bananicultura em 2012/2013 foi o primeiro tema da conferencia. O assunto foi explanado pelo engenheiro agrônomo e diretor da EMATER em Andirá, Fernando Teixeira Oliveira. Em seguida os palestrantes, Luiz Antônio Junqueira Teixeira - IAC/Campinas - SP, Robert Harri Hinz - Epagri/Itajaí - SC e José Maria Milanez – Epagri/Itajaí - SC, discorreram sobre nutrição e adubação da bananeira e seus efeitos na qualidade dos frutos, tecnologia de aplicação para controle de doenças da bananeira, com ênfase para a Sigatoka e, controle de tripes da bananeira.

Atualmente Andirá é pólo de produção de banana no Norte do Pioneiro, com a participação de 133 produtores na atividade cultivando 1,64 hectares, dos quais , 40 estão em formação. Segundo dados da Emater, a produtividade da última safra foi de 18,0 toneladas por hectare. Índice considerado baixo devido à presença de geada no período critico da lavoura causando reflexo nas relações sociais e econômicas.  Na avaliação do coordenador geral do encontro, Fernando Teixeira de Oliveira, pelo padrão tecnológico empregado no município, em anos com clima favorável, a produtividade media está em 30 toneladas por hectare trazendo retorno econômico para complementar a renda das propriedades rurais e oferecer frutos de boa qualidade no abastecimento dos diferentes tipos de mercado. O agrônomo afirma que  a fruta proporciona cerca R$ 3,2 mil de rentabilidade liquida ao ano, por hectare. Rendimento que, segundo ele, seria cinco vezes  superior ao oferecido pelas lavouras de grão.

O  2º Encontro de Bananicultores do Vale Paranapanema colocou  em debate a atual realidade da bananicultura regional, para fundamentar rumos de consolidação e assim contribuir com o aumento das oportunidades de negócios para a economia regional, promovendo a inclusão social da agricultura familiar e, consequentemente o aumento de emprego e renda.

 

Além de bananicultores, o evento contou com a participação de autoridades do setor agrícola das esferas estadual, regional e municipal e de representantes da ACIA e da administração publica local. Destaque para  os Secretários Municipais, Gilmar Roberto de Resende - Agricultura e Ana Lúcia dos Santos Xavier - Ação Social, que representou o prefeito José Ronaldo Xavier

 

 A banana é uma das frutas de maior importância na economia mundial, sendo considerada a principal  no comercio internacional e a mais popular no mundo. Sua maior produção está concentrada na India , Brasil , China , Filipinas, Equador,  Indonésia,  Costa Rica , México , Tailandia e Colômbia .

 

Em alguns países, além de alimento complementar da dieta da população, a banana apresenta grande relevância social e econômica, servindo como fonte de renda para a agricultora família.  Em outros,  é um produto de exportação responsável por parte significativa dos ingressos relativos à exportação agrícola.

No Brasil a fruta é cultivada em todos os estados, desde a faixa litorânea até os planaltos do interior, ocupando o segundo lugar entre as frutíferas mais exploradas.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria - João Campos