Andirá passou a contar com uma unidade do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), o maior sistema financeiro cooperativo e o 6º maior banco do país, com quase 3 milhões de associados, mais de 2,2 mil agências distribuídas em 25 estados e no Distrito Federal e a 15 no Norte Pioneiro. A inauguração em Andirá ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 01, sob clima de emoção e sofisticação. A elegante solenidade contou com autoridades políticas, empresariais, eclesiásticas, imprensa, que vieram prestigiar a unidade bancária que chegou competitiva, forte e promete fazer grande diferença na cidade.
Isso por que trata-se de um sistema que oferece aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, entre outras soluções financeiras. Isto é, possui todos os produtos e serviços bancários, mas não é um banco, sendo, na verdade, uma instituição financeira cooperativa em que os clientes são os donos e por isso os resultados são divididos entre os associados.

O Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier, foi um dos convidados. Entusiasta do sistema cooperativista, o chefe do executivo local agradeceu à cooperativa pela escolha da cidade como uma das sedes das unidades bancárias. “Eu sou um apaixonado por cooperativa. Eu digo sempre que posso que o Sicoob é a maior cooperativa de crédito do Brasil. Tem três milhões de cooperados. Só com esses dados já dá pra ter noção da sua força. O maior valor da cooperativa não é o capital e, sim, o associado. O ele quer é dar condições de desenvolvimento não só para o associado, mas, para a comunidade”, disse o prefeito. De acordo com ele, há muitas vantagens importantes no sistema: “O dinheiro fica aqui. Vai ficar em Andirá. Vai ficar aplicado. Neste sistema você é cliente, dirigente e dono. Onde chegam, trazem prosperidade. Por isso, agradeço agradeço muito a confiança na nossa comunidade”, enfatizou.

Para o Presidente do Conselho de Administração do Norte Pioneiro, Wilson Geraldo Cavina, o banco tem atraído cada vez mais associados. Hoje, já somam 19 mil, somente no Norte do Paraná. “Estamos fazendo o inverso do que os bancos fazem. Os bancos estão enxugando créditos, deixando de emprestar aos produtores. Nós, ao contrário, já aumentamos. E a gente está conseguindo passar para a comunidade de que estamos aqui para ajudar a desenvolver. Eu acredito que podemos fazer melhor para nossa gente. E não é caridade. É ajudar as pessoas a se transformar”, destacou o presidente. “Estas é uma das inaugurações com mais números de pessoas. Fazemos questão absoluta de transparência. Quando uma comunidade quer, ela ajuda transformar”, concluiu.

O evento foi marcado pela presença de importantes lideranças e representantes de diversas instituições de Andirá; além, de autoridades de cidades vizinhas. Houve, ainda, momentos de orações, coordenados pelo Pastor Flávio Artigas, da Igreja Metodista ; e Padre Carlos Henrique, da Paróquia São Sebastião, que promoveram, juntos, um ato ecumênico. Logo após, as autoridades foram convidadas para o descerramento da placa oficial; momento de muitos aplausos. A festa ainda teve uma bela apresentação de fogos de artifícios e um sofisticado coquetel, que deixou a conclusão da noite bastante agradável.