O ato que abrirá horizontes para o desenvolvimento da cidade e um futuro promissor a todos os andiraesnes,  é um marco na história do município.

Após 30 anos nas mãos da Sanepar e sete com a Construtora Nascimento Ltda., graças a decisão histórica do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), de revogar através do Decreto nº 5545/2010 de 21 de junho 2010, o processo licitatório 001/2008, aberto pela administração anterior e que teve sua continuidade em 2009, o Sistema de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto de Andirá, finalmente voltou ao domínio do município. O ato que alavancará o desenvolvimento da cidade foi efetivado no dia 1º de julho com a entrega das chaves do complexo situado no alto da Rua Minas Gerais, pelo representante da Permissionária, Luiz Carlos Paes de Barros, ao prefeito Xavier.

Em seu pronunciamento, Xavier agradeceu a Construtora Nascimento pela gestão do sistema nos últimos anos e destacou que agora o município poderá reverter os recursos gerados pela prestação dos serviços, em benefício de toda a população. Ele prevê que nos próximos anos, o município consiga diminuir as tarifas        e ampliar quilometricamente a rede de esgoto com investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões ao ano. “A Sanepar administrou os serviços por mais de 30 anos, a Nascimento por quase sete e a cidade conta apenas com 49% de rede de esgoto. É inconcebível que um município dono de um sistema que arrecada cerca de R$ 2,5 milhões ao ano, em pleno século XXI, ainda tenha que utilizar fossas como depósito de dejetos. O que falta é investir no setor e isso vamos fazer, mesmo sabendo que o que se constrói embaixo da terra não é visto. Até o final da administração queremos elevar esse percentual para no mínimo 70%. Nossa preocupação não é com politicagem, mas com saúde e qualidade de vida da população”, destacou Xavier

O diretor administrativo municipal e presidente da comissão que administrará o sistema até dezembro de 2010, Edson Roberto Stefanuto, fez elogios a permissionária pela dedicação e eficiência nos serviços prestados à população durante sua permanência no município e pela forma tranquila em que ocorreu a transição. Disse ainda que “o decreto baixado pelo prefeito Xavier, revogando o processo licitatório 001/2008, suspenso desde 2009 pelo Tribunal de Contas do Estado, em decorrência de representação da SANEPAR contra o município e a retomada do sistema pela prefeitura, frustrou definitivamente todas as possibilidades da Sanepar reassumir os serviços e colocou fim ao impasse que se arrastava por 24 meses. O ato do prefeito Xavier marca a história de Andirá e abre horizontes para um futuro promissor à todos  os munícipes,” observou Stefanuto, passando a palavra ao empresário Luiz Carlos Paes de Barros, que falou da trajetória da Construtora Nascimento, desde a sua chegada em Andirá em outubro de 2003, agradecendo a receptividade do prefeito Xavier, dos ex-prefeitos e da população. “Hoje encerramos nossos trabalhos nessa cidade, com a certeza do dever cumprido e agradecidos pela boa acolhida que aqui tivemos, não só da atual administração, como também das administrações anteriores e da população andiraense. A Construtora Nascimento sempre estará aberta a novas parcerias com esse município e à disposição da prefeitura, para ajudar na solução de problemas com o sistema de abastecimento de água”, disse Luiz Carlos.

A cerimônia foi acompanhada por secretários municipais, populares, funcionários da Construtora Nascimento e imprensa local.

Após o encerramento, os funcionários retornaram ao trabalho junto com a equipe nomeada pelo Executivo, para administrar o sistema até o final de 2010, composta por Edson Roberto Stefanuto, Cleber Antonio Pavanelli e Luiz Antônio Possagnolo.

Fonte: Da assessoria