Pula Pula, algodão doce, personagens infantis (Mickey, Minie, os Palhaços Ze Lelé e Zé Pirulito), além da decoração toda apropriada para encantar as crianças. Estas foram algumas das várias estratégicas que a Secretaria Municipal de Saúde de Andirá desenvolveu na luta pela ampliação da participação das crianças da comunidade na campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil. O “Dia D” aconteceu neste sábado (18), das 9h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e marcou pela mobilização dos profissionais do setor. Crianças que tenham entre 12 meses a menores de 5 anos de idade puderam se imunizar (e ainda podem, já que a campanha continua).

A Secretária Municipal de Saúde, Ednyra Godoy, esteve durante toda a manhã acompanhando os atendimentos nas unidades, conversando com as mães sobre a importância da vacinação e, também, divertindo as crianças. Ela destacou que Andirá, até na sexta-feira, tinha 18% de imunizados nesta faixa etária. Um índice baixo. Mas manifestou expectativa de que as estatísticas saltassem com a mobilização deste sábado. Os dados oficiais saem nesta segunda-feira. Ela lembrou, também, que a vacinação continua até o dia 31 e que, por isso, é preciso intensificar ainda mais a conscientização dos pais e responsáveis pelas crianças sobre a necessidade da proteção aos pequenos.

A meta, este ano, é atingir, no mínimo, 95% do público alvo. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para também vacinar as crianças nas instituições, numa ação conjunta de busca ativa deste público-alvo para que não haja perigo de reinserção dessas doenças no Município. O Dia D, deste sábado, contou com a colaboração do Rotary Club, dos artistas da Companhia Arteiros & Cia Teatral - que integram a Secretaria Municipal de Cultura.

No Brasil, até o momento, foram confirmados seis óbitos devido ao sarampo, doença que estava erradicada até há pouco tempo atrás, mas devido à baixa cobertura vacinal teve sua reinserção. A Secretária informou que Secretaria vem cumprindo com seu papel de disponibilizar o acesso à vacina de forma ampla e irrestrita às crianças. Entretanto, ela alerta que os pais e os responsáveis precisam se responsabilizar e se conscientizar no sentido de assumir o protagonismo e levar seus filhos para vacinar.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom