João Campos

A responsabilidade fiscal e o equilíbrio entre receitas e despesas são um dos destaques positivos da administração do prefeito José Ronaldo Xavier. Na tarde de quarta – feira(25) em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Finanças, representada pelo contador Arnaldo Tristão deu  informações detalhadas sobre a gestão fiscal relativa ao 3º quadrimestre de 2014 e mais uma vez os números apontam que a prefeitura se encontra numa situação financeira relativamente satisfatória.  A evolução da arrecadação, por exemplo, mesmo em um ano marcado por crises econômicas em todo o país, o município conseguiu manter a trajetória de crescimento pontuando 0,9% de aumento em relação a 2013. As despesas com pessoal também registrou queda importante: O mês de dezembro foi fechado com apenas 45,80% de comprometimento com a folha de pagamento. O percentual está abaixo dos 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Outro dado que chama a atenção é que a aplicação de recursos em alguns setores também foi acima do limite constitucional previsto. Na educação o investimento foi de 27,17% sendo que a aplicação mínima legal é de 25%. No setor de saúde foram investidos 23,33%. 8,33% a mais que o percentual de 15% exigido. Os dados apontam ainda que a administração  tem encontrado a estabilização ideal para manter as finanças  cada vez mais ajustadas e  honrando todos os  compromissos com fornecedores. Mais informações estão disponíveis no Portal da Transparência. Acesse através do site oficial do município WWW.andirá.pr.gov.br.

Desde o seu primeiro mandato (2009/2012 o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) acompanha de perto o desempenho econômico da prefeitura e adota medidas que visam melhorar os índices sem paralisar o desenvolvimento da cidade. Sua performance administrativa sempre têm demonstrado resultados extremamente positivos, como os que foram apresentados na audiência realizada na última quinta-feira. Contudo, ele alerta: “Conseguimos manter o crescimento da receita em 2014 e equilibrar as contas, mas precisamos estar atentos com os gastos, pois a situação econômica em 2015 exige bastante cautela”.

FUNPESPA

Na audiência também foi apresentado o balanço de 2014 do FUNPESPA – Fundo de Previdência Social dos Servidores do Município de Andirá.  As explanações foram feitas pelo presidente da instituição, Aurenilson Cipriano e, como na prestação de contas do Executivo, também foram atentamente acompanhadas pelo prefeito Xavier, vereadores Wagner Luiz  Calixto e José Odair Bonacim, secretários municipais e demais pessoas presentes.