Brinquedos educativos, espaços de socialização, espaços para pintura, figurinos para teatro. Essas são só algumas das atrações lúdicas que compõem a Brinquedoteca da Escola Municipal Ana Nery, de Andirá, inaugurada nesta quarta-feira, dia 10, sob clima de muita emoção e expectativa. A ação foi possível graças à parceria da escola com a Secretaria Municipal de Educação e com os pais/ responsáveis dos alunos, que contribuíram participando de ações mobilizadas pela instituição durante o ano, segundo informou a diretora, Maria Helena Florêncio dos Santos. “O espaço é fruto desta parceria da Escola, Secretaria e Pais e ficou muito bonito. As crianças estão gostando bastante. É um espaço para aprender a conviver com o amigo, guardar, proteger, valorizar, socializar”, destacou.

Durante a inauguração, familiares foram convidados a visitarem os espaços, conversaram com professores e direção e conhecer mais sobre o projeto. Foi o caso do Luiz Paulo Correia, pai de uma aluna, de cinco anos, do pré 1.  “Achei um ótimo projeto. O local ficou muito bom, as crianças adoraram. É um ambiente especial”. A Prefeita, Ione Abib, esteve presente no evento, parabenizou os professores, diretores e a toda equipe pela organização. Ela também enalteceu a importância dos pais na participação da condução escolar dos alunos.

A Secretária Municipal de Educação, Laudicéa Mello Pereira, esteve presente na inauguração, juntamente com a equipe da Secretaria. Ela também parabenizou os pais, professores e direção, destacando a importância do espaço para dinamização do processo de ensino – aprendizagem, ampliação dos conhecimentos por metodologias lúdicas. “O lúdico ensina. É uma ferramenta dinâmica e efetiva para se chegar à aprendizagem. Nós, da Secretaria de Educação, damos todo o apoio possível para que atividades como esta possa acontecer na rede, ampliando, assim, a qualidade do ensino”, reafirmou.

IDEB

Outra importante informação referente à Escola Municipal Ana Nery, que este ano completou 75 anos de existência, é a de que no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação recentemente, a instituição ficou com nota 7.1 (o maior do município e a maior da região). De acordo com a diretora, este dado reflete o trabalho intenso dos educadores e de toda equipe de gestão que não medem esforços em mobilizar práticas pedagógicas que dinamizem o processo de ensino. A Secretária de Educação também falou sobre os dados do IDEB, parabenizando a dedicação.