Os Servidores ativos e inativos da Prefeitura de Andirá, Fundo de Previdência (Funpespa) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE), receberam hoje o pagamento referente ao mês de janeiro, com alterações no salário. Isso por que houve o reajuste, com base na inflação, no total de 6,59% (referente a recomposição do valor nominal relativo ao período de de 1º de abril até 31 de dezembro de 2015). Agora, regularizou a data de alteração para todo mês de janeiro.  Além deste, os professores também receberam o reajuste de 11,36%, com base no ajuste do piso nacional.

Ao todo foram quase R$ 2,5 milhões que serão injetados na economia local.  A Prefeitura teve uma folha de pagamento de R$ 1.888.292,49; o Samae, R$ 124.142,89 de salários de serviços contratados e R$ 14.492,43 de salários de cargos comissionados.  Já o Fundo de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Andirá teve uma folha, também atualizada com os reajustes, de R$ 438.054,40. Para o Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier, os pagamentos em dia e os reajustes pagos melhoram a economia local. “Pagamos os salários em dia, buscamos não atrasar por que o servidor conta com o salário para cumprir suas obrigações e necessidades. Isso é prioridade.  Quando há reajuste, ajustamos tudo para que seja pago imediatamente. No caso dos professores, por exemplo, saiu o índice da inflação nós já articulamos a contabilidade para ajustar os acertos de acordo”, disse. “Enquanto que muitas prefeituras pelo Brasil estão negociando o parcelamento, nós já estamos em dia”.

Uma complexidade que orbitou em torno das questões da Folha de pagamento no mês de dezembro e que se repetiu neste mês de janeiro foi o repasse do Fundeb, do Governo Federal. O valor, este ano, foi bem menor do que o necessário e não supriu as despesas. O prefeito autorizou o município a retirar a diferença do recurso livre, para o custeio, principalmente, de salários do professores.  No mês de dezembro, o município interviu com R$ 224. 906, 06; já no mês de janeiro, o valor injetado para suprir foi de R$ 76.120,65.

Outra novidade este mês foi com relação ao local de recebimento. A Prefeitura de Andirá fechou convênio com a Caixa Econômica Federal, onde agora os mais de 700 funcionários da Prefeitura  passam a receber seus vencimentos.