A Facia 2015 foi um sucesso. Bons shows, boa organização, grande participação de público e uma agenda bem cheia de atrativos, atraindo a população de Andirá e região. Do dia 11 ao dia 15 – o evento, que a princípio teria início no dia 10, teve que alterar a abertura oficial devido a chuva -, a festa bombou. Com a realização da Prefeitura Municipal de Andirá e o Provopar, os trabalhos foram intensos para deixar o Recinto pronto e adequado para receber o público, com segurança. No aspecto de gestão organizacional, várias reuniões foram realizadas com a Comissão de Organização para definir cada passo; sempre coordenadas pela Presidente da Comissão de Organização e Primeira Dama do município, Ana Lúcia Xavier e a Vice – Presidente e Secretária Municipal de Assuntos Governamentais, Nathália Romano. A equipe da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos também deu amplo suporte na infraestrutura do local. “Com a chuva do primeiro dia, tivemos que agir rápido e mudar todo nosso planejamento. A equipe se deslocou inteira pra lá e realizamos um trabalho grande de recuperação do local. Um serviço de poucas horas”, destacou Carlos Alberto Rabito, Secretário de Viação.

No dia 11, já estava tudo pronto: Parque de Alimentação, Estrutura do Rodeio, Camarotes, Palco. O primeiro show da festa foi Léo & Raphael e contou com grande participação de público. No dia 12, Evandro & Agnaldo deu um show de carisma e encantou o público com os maiores sucessos da carreira da dupla. Já no domingo, dia 13, as atrações foram diversas e começou logo pela amanhã, com a cavalgada dos peões e amazonas, pelas principais ruas da cidade; na hora do almoço, o Recinto da Facia ficou lotado de famílias que vieram apreciar o tradicional Prato Típico da Leitoa à Moda Andirá. Às 15 horas, o camarote e arquibancadas ficaram lotados de pessoas que vieram prestigiar o Show de Prêmios, que sorteou, este ano, quatro prêmios de R$ 500 cada e um carro zero km. As 19 horas, aconteceu a Missa Solene em Ação de Graças pelo aniversário de 72 anos de emancipação política de Andirá. A celebração foi na Paróquia São Sebastião.

Mais atrações

No período da noite, a festa ficou por conta do show de Bruninho & Davi. Um dos shows mais esperados da festa aconteceu no dia 14, feriado municipal e aniversário de Andirá. Matogrosso e Mathias rememoraram as canções que fizeram sucesso na carreira e encantou o público com os novos sucessos que estão bombando. Conseguiram com o talento e carisma com o público, interagir e emocionar bastante o público. Na terça – feira, dia 15, Cácio & Marcos chegou arrebentando tudo. A dupla, que era para se apresentar no primeiro dia de festa e teve o show adiado por causa da chuva, estava radiante de carisma e empolgados com o show da noite. Antes, eles foram recepcionados pelo Prefeito Xavier e Primeira Damna, Ana Lúcia, num jantar na casa da amizade.

O jantar havia sido prometido pelo casal Xavier para apresentar aos músicos o tradicional Prato Típico de Andirá. Foram momentos de muita descontração, que contou com a participação de vários convidados. No período da noite, com os portões abertos e sem custo de entrada ou estacionamento, a festa bombou ainda mais. Milhares de pessoas acompanharam o show, pautado no melhor do Funknejo (mistura de Funk com Sertanejo), que está tomando conta das paradas musicais no país. Bastante simpáticos, os músicos interagiram bastante com o público, dançaram e, depois, fizeram longo período de sessão de fotos com os fãs. No palco, agradeceram o convite da Prefeitura para estarem em Andirá, prometeram voltar no próximo ano e destacaram a beleza e a força da festa popular andiraense. O show fechou com chave de ouro a Facia 2015.

Nas redes sociais, o público aprovou a festa. De acordo com a Primeira Dama, a população de Andirá esperava uma festa bonita, com várias atrações e isso foi possível proporcionar. “Tenho que agradecer, de coração, a todos que contribuíram, trabalharam muito para que a festa fosse um sucesso. Tenho que agradecer, em especial, a população de Andirá, que compareceu a festa, tornando o evento um sucesso. E principalmente agradecer a Deus que nos deu força para enfrentar as críticas e superar todos os desafios”. De acordo com o Presidente do Provopar, Daniel Martins, o sucesso do evento provou a força da organização e a disposição do público em participar de um evento cultural. “O povo estava feliz e a gente também fica feliz. Trabalhamos duro pra conseguir proporcionar uma boa festa. Agora, se preparar já para a próxima”, disse.

O Prefeito Xavier também parabenizou toda equipe de organização do evento. Ele fez questão de agradecer pessoalmente e em nome do povo de Andirá, a cada um dos artistas que vieram trazer sua arte para a cidade. O chefe do executivo participou de todos os dias da programação, sempre muito entusiasmado e satisfeito com o sucesso da festa. “Foi muito bonito. Está todo mundo de parabéns. Andirá merece assim, de mobilização. O povo estava feliz e a gente fica também. Graças a Deus, deu tudo certo”.