A Comissão que está estudando a reformulação do Plano de Cargos e Salários, dos servidores da Prefeitura Municipal de Andirá, se reuniu na tarde desta quarta-feira (10), para apresentação da primeira versão do texto da Lei, elaborado pelos procuradores do município, Dr. Murilo Corrêa e Dra. Paula Peres, com base em todas as pontuações destacadas nos quatro encontros que marcaram as discussões da reestruturação do Plano. Este é foi quinto encontro. Vários objetivos orbitam em torno deste projeto, entre os quais, o ajuste situacional dos servidores celetistas e o compromisso de rever a questão da elevação de níveis, que não estavam contemplando os servidores com pouco grau de estudo, inviabilizando crescimento e justiça, já que o Plano anterior possibilitava elevação aos que detinham cursos técnicos, de graduação e pós graduação. “Com esta reformulação, corrigimos esta deficiência, tornando o plano muito mais justo, principalmente, para os que têm pouco estudo. Quero agradecer aos membros da comissão e aos procuradores que estão se dedicando bastante ao processo de estruturação deste novo Plano; e ao Prefeito Xavier, que autorizou os trabalhos e pediu que resolvêssemos a situação”, destacou o Secretário de Comunicação Social, Tiago Silvio Dedoné, um dos organizadores deste projeto.

Ele explica que, com a nova Lei, o município fica legalmente responsável por propor uma quantidade de cursos de capacitação profissional correlatos a função do servidor ou que sejam importantes à Gestão Pública. “Desta forma, todos, sem distinção, poderão participar dos cursos destinados à sua área de atuação, ampliando o seu conhecimento, melhorando e modernizando bastante o serviço público e tendo a oportunidade dos certificados ajudarem na elevação dos níveis, conseqüentemente, na elevação de salários”, destacou o Secretário. Os certificados de cursos particulares - desde que estejam de acordo com a função e seja emitido por instituição idônea- também contarão. Na reunião desta quarta-feira, representantes de várias Secretarias e do Sindicato dos Servidores – Sindserv, colaboraram no estudo da prévia da Lei. Novas pontuações foram elencadas e serão acopladas. Para o servidor Maikon Luiz de Oliveira Nardoni, os trabalhos proporcionaram mais reconhecimento aos servidores: "No meu ponto de vista a reformulação do plano de carreira é um grande passo para os funcionários públicos,  pois vai abrir uma novo leque de oportunidades para quem estuda e se aperfeiçoe profissionalmente. Com isso vai ser reconhecido no seu salário, trazendo benefícios para ambas as partes", relatou.

De acordo com Dr. Murilo, na próxima terça-feira, durante o último encontro da comissão, será feita a apresentação final do texto da Lei, que posteriormente, será encaminhada para apreciação e votação na Câmara de Vereadores.