A Prefeitura Municipal de Andirá - através da Secretaria de Ação - e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveram um encontro para apresentações e debates sobre os norteamentos que deverão pautar as ações e políticas públicas do setor pelos próximos 10 anos. A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente aconteceu nas instalações da Casa da Amizade e reuniu estudantes, professores, representantes de instituições sociais e educacionais, imprensa, representantes do governo e adolescentes do Projeto Esperança, coordenado pela Secretaria de Ação Social.

O encontro apresentou eixos temáticos que provocou reflexões sobre sociedade, educação, cultura, esporte, política de acesso a direitos de expressão e desenvolvimento social. Foi intermediado pela pedagoga e bacharel em direito, Ângela Mendonça, que destacou de forma bem fundamentada as complexidades do sistema público e as necessidades de ampliação de diálogos para formação de redes eficazes de proposição de ações em defesa das crianças e adolescentes. “Quando se fala em rede, ela precisa ser pensada não só na assistência social, mas, em todos os entes. É preciso construir uma política de Estado, que de tome ações estruturantes”, destacou a ministrante. “Se reconhecermos que as pessoas são diferentes, com repertórios intelectuais, cognitivos, culturais diferentes fica mais fácil propor políticas públicas. Se reconhecermos estas singularidades, conseguimos construir políticas segmentadas. Nós somos operadores deste sistema e temos que possibilitar o diálogo entre os saberes”, enfatizou.

Durante a explanação ela citou as agencias de socialização presentes e destacou a falta de algumas instituições importantes como, por exemplo: poder judiciário, área de segurança e Ministério Público. Esta foi a terceira vez que a palestrante media debates na cidade de Andirá. O segundo momento foi organização de grupos para elencar propostas que foram aprovadas durante o encontro. O evento também marcou pela escolha dos delegados que irão representar a comunidade na etapa regional e, depois, na etapa estadual, no mês de agosto, em Curitiba.

Um dos momentos mais marcantes da Conferência foi a apresentação cultural das crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Esperança – uma das maiores referências em projetos sociais da região do Norte Pioneiro. Eles cantaram e tocaram violões. Talentos descobertos e lapidados durante as aulas de música do trabalho social. Para a Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, esta oportunidade de debates foi importante para que se pudesse ampliar diálogos e possibilitar propostas para melhorar ainda mais as atuações das políticas do setor.