È preocupação constante da administração pública, melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando prosperidade para todos

Preparar alimentos de forma racional, econômica e sem desperdícios, foi um dos temas dos cursos: Alimentação Inteligente e Formação de Multiplicadores, ministrados por nutricionistas do “Cozinha Brasil”, de 02 a 06 de agosto, na Central do Trabalhador em Andirá, através de parceria entre prefeitura, SESI e AMUNORP. O “Cozinha Brasil”, programa do governo federal, visa assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de preparar o alimento, uma cultura promotora de saúde, bem estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade. O programa pretende mudar o comportamento da população no que se refere a hábitos alimentares, propiciando o aproveitamento integral dos alimentos. Os cursos são realizados por meio de 30 cozinhas experimentais e pedagógicas móveis, que percorrem todo o País.

“O treinamento é um incentivo à nutrição, pois transmite aos participantes a necessidade de uma reeducação alimentar, além de ensiná-los a preparar alimentos de baixo custo e de alto valor nutritivo, utilizando preferencialmente produtos da própria região”,disse a Secretária de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, ao destacar a importância do curso.

“No Brasil 30% dos alimentos são perdidos e esse Programa é um dos caminhos encontrados para discernir a educação alimentar e erradicar a fome e a desnutrição no País. Cada pessoa treinada pelo Cozinha Brasil passa a ser  um multiplicador, levando para seus lares e comunidades, os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação saudável e inteligente”, explica a nutricionista do SESI, Adélia Ribeiro.

Os cursos contaram com 92 participantes entre merendeiras, profissionais da rede municipal de saúde e pessoas assistidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Andirá.

Na próxima segunda–feira (16), inicia mais um treinamento promovido pela prefeitura em parceira com o Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI) “Corte e Costura Industrial”. De acordo com a diretora administrativa  do CRAS, Daiane dos Santos Silva, 85 pessoas se inscreveram para o curso que disponibiliza 25 vagas. Segundo ela, a seleção dos candidatos está sendo feita pela equipe técnica do CRAS.

Capacitação de mão-de-obra é uma das constantes preocupações da administração pública, pois com a introdução de máquinas nas lavouras canavieiras e as dificuldades enfrentadas pelas usinas da região, dezenas de trabalhadores estão perdendo sua única fonte de renda. Para a secretaria de Ação Social, Ana Lúcia dos Santos Xavier, “A qualificação de mão-de-obra especializada abre horizontes para novas oportunidades de trabalho no município e evita a emigração de andiraenses para estabelecer residência em outras localidades”.

Recentemente, 18 pessoas se capacitaram em Instalação Elétrica Predial e 11 em Jardinagem - Implementação e Manutenção, através de cursos promovidos pela administração pública, em parceria com SESI, SENAI, SENAR, Sindicato Rural de Andirá e outras instituições.