Uma das mais instigantes formas de aguçar a sensibilidade,  incentivar a criatividade e aumentar a socialização e integração de crianças e jovens é a música; importante ferramenta para promover, além de prevenção e intervenção social, também,  a qualidade na aprendizagem em todas as faixas etárias. A música consegue promover a descontração e o relaxamento, tornando esse momento algo divertido e o aprendizado, algo bem mais dinâmico e natural. Ela pode propiciar benefícios surpreendentes, como:  melhorar a memória e focar a atenção,  coordenação motora e o desenvolvimento psicossocial.

Em Andirá, o Centro de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS), coordenado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, realiza, toda semana, a Oficina de Musicalização, gratuito, aos jovens atendidos pelo projeto social. As aulas são realizadas nas dependências do CREAS e divididas em partes teóricas e práticas, ministradas pela professora Gabriela Moretti. Essa oficina é uma atividade socioeducativa, que tem como objetivo despertar nas crianças e nos adolescentes o gosto pela música, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades.

De acordo com a Professora, os trabalhos são realizados de forma individual, instigando a percepção musical, melódica e rítmica, caminhos básicos da música. Ela informou, ainda, que, para atingir os objetivos, são trabalhados instrumentos como: violão, ukulele, teclado e canto. O projeto,  executado pela Secretaria de Assistência Social possui o objetivo de prevenir as situações de risco tais como: envolvimento com drogas, situações de violência, entre outras, bem como oportunizar às crianças e adolescentes desenvolver diversas habilidades, promover conhecimento, disciplina, coordenação e outras tantos benefícios que a música proporciona.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, Elessandra Pacheco, o curso de musicalização é uma importante estratégia para emancipação e prevenção, proporcionando atividades sociais dinâmicas e atrativas. Ela parabenizou os alunos e toda equipe; e os convidou para se apresentarem durante a Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá no segundo semestre deste ano.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom