A Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, e o Sindicato Rural, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) trazem para a comunidade o curso de Artesanato em Fibras de Bananeira (Cestaria e Trançados). As vagas estão abertas e são limitadas. O curso, que terá certificação com 56 horas, acontece nos dias 1 – 5 a 10 de novembro, no Cine Teatro São Carlos, sob coordenação da Instrutora Cleide F. Mattos, e está direcionado para o trabalhador e para o produtor rural -. O objetivo é Desenvolver técnicas de trançados em taboa e fibra de bananeira para a elaboração de objetos utilitários ou artesanais.

Para participar do curso, o interessado precisa ter, no mínimo, 18 anos e ser alfabetizado. No conteúdo programático, os debates serão os seguintes: Artesanato como recurso financeiro; histórico do artesanato em taboa e fibra de bananeira; da lavoura à colheita; escolha do material a ser utilizado; beneficiamento; ferramentas utilizadas; tingimento / coloração (cores primárias, secundárias e terciárias); técnica de confecção da trança de 9 “pernas”; técnica de confecção da trança de 4 “pernas”; técnica de confecção do tecido “xadrez” em palha aberta; técnica de confecção do tecido “xadrez ”em palha torcida; técnica de confecção do tecido “favo”; técnica de confecção do cordão de 4 “pernas”; técnica de confecção do cordão de 3 “pernas” e medidas de segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental (desenvolvidas ao longo do curso).

As inscrições podem ser feitas na Prefeitura (na Secretaria de Cultura e Comunicação). Informações também podem ser sanadas pelo telefone: (43) 3538.8100. Este é o segundo curso voltado ao artesanato realizado este ano (o primeiro foi de Artesanato em Bambú), na parceria da Secretaria de Cultura e Comunicação com o Sindicato Rural/ Senar.