Centenas de pessoas participaram da II edição do projeto “Cultura nos Bairros”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, no último domingo, dia 12. O projeto tem como meta levar atrações artísticas até as regiões da cidade, que receberão os Núcleo da Escola de Comunicação e Artes a partir do mês de abril. Neste domingo, vários artistas de Andirá e de outras cidades da região vieram colaborar voluntariamente com o workshop de artes, que aconteceu na Central do Trabalhador. “Foi um encontro especial de artistas e a população dos bairros que compõem a região da Vila Americana. Pais, crianças, jovens, famílias, participando integrados nas várias ofertas de expressões de artes propostas”, destacou o secretário, Tiago Silvio Dedoné.

O evento contou com oficinas a céu aberto de artes: teatro, artes plásticas, música, dança (Zumba e Ballet), oficina de produção de pipa, artesanato (várias modalidades), grafitagem e ainda contou com a participação de artistas que se apresentaram enquanto as oficinas iam acontecendo. A banda andiraense Projeto Paralelo deu um show que encantou. O rapper Danilo Massola, um dos líderes do movimento Hip Hop de Andirá também levou a força do rap e suas mensagens de esperança. O músico Gabriel Henrique finalizou as apresentações artísticas colocando todo mundo para cantar Pop rock. Bailarinos fizeram oficinas de ballet com as crianças. A professora e artista Franscilaine Carvalho, de Cambará, também trabalhou pintura de rosto.

O Cantinho da Leitura, organizado pela Biblioteca da cidade, foi um dos pontos atrativos da festa cultural. Uma tenda onde crianças e jovens puderam, num ambiente todo preparado para propiciar conforto aos leitores, ler obras literárias disponibilizadas. Também teve os artistas que no meio do povo, levaram alegria. O grupo de jovens Interact mobilizaram apoio ao Cantinho da Leitura e coordenaram também os projetos lá disponibilizados. O Movimento de Capoeira de Bandeirantes prestigiou a festa encantando com apresentações. Os adolescentes e jovens que compõem a Banda Marcial Municipal emocionou a população presente, com várias apresentações.

As secretarias de Saúde instalaram stand com distribuição de materiais ilustrativos de divulgação sobre prevenção de doenças e realizaram testes de diabetes e aferição da pressão arterial. A Secretaria de Ação Social instalou um stand com distribuição e orientações sobre o Cadastro Único e os serviços do CRAS, CREAS, Projeto Esperança e do Centro de Convivência dos Idosos. A Secretaria de Educação, por meio da Escola Municipal Michel Kairalla, apresentou um projeto de leitura. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a distribuição de mudas à população. Muitos brinquedos, distribuição de pipoca, algodão doce e muita alegria pautou o evento que mobilizou a população da região.

Como funciona o “Cultura nos Bairros”?

O projeto, que faz parte do plano de gestão da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, funciona da seguinte forma: primeiro, está sendo realizado um ciclo de workshops de artes em várias regiões da cidade, levando artistas voluntários e disponibilizando espaços para exposições e apresentações de artistas locais. Serão cinco workshops de artes. Dois, já foram realizados: Vila Santa Inês e Vila Americana. Faltam, agora, as regiões dos bairros Timburi, Industrial e Patrimônio Nossa Senhora Aparecida. Ao concluir, começamos a implantação dos Núcleos de Artes nestes bairros. Estes Núcleos funcionarão nos espaços das escolas e contarão com ofertas de modalidades diversas para a população. Serão cursos de teatro, dança, ballet, capoeira, audiovisual, educomunicação, música, Hip Hop, artes plásticas e artesanato. Os cursos de iniciação as artes serão gratuitos e com duração de um ano.

Todos estas regiões de bairros que receberam os Workshops, receberão os Núcleos nesta primeira fase. E estes Núcleos estarão interligados à Escola de Comunicação e Artes, que funcionará no Cine Teatro São Carlos, com ofertas de iniciação e aprofundamentos. “Desta forma atuamos no sentido de democratização cultural, descentralizando as ofertas de cursos e priorizando as regiões diversas. Este é um projeto que tem uma missão: atuar na prevenção, descoberta de talentos, intervenção social e mobilização comunitária. No final de cada módulo de cursos, faremos as apresentações à comunidade dos que eles aprenderam e desenvolveram. É um projeto que temos a expectativa de atender milhares de crianças, jovens e adultos em toda cidade”. A próxima edição do workshop do Cultura nos Bairros será no dia  25, na Vila Industrial.

Fonte: Da SECCOM