A Secretaria Municipal de Ação Social de Andirá, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), em parceria com o Sindicato Rural  e  o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, promoveu entre os dias 14 e 15 de julho, o curso de Produção Artesanal de Alimentos: Conservas, Molhos e Temperos. As atividades foram ministradas na Central do Trabalhador, sob a instrução de Maria Luzinete de Pina Zanin. O objetivo do curso foi proporcionar aos participantes o desenvolvimento de produtos baseados nos métodos de conservação de alimentos, aplicando técnicas e boas práticas de higiene. Quinze pessoas participaram do encontro de capacitação, que teve duração de 15 horas.

Foram abordados tópicos como: Conceito de hortaliças; Classificação das hortaliças; Períodos de safras das hortaliças no Paraná; Métodos de conservação: adição de soluto; exaustão, branqueamento; esterilização, pasteurização, desidratação, embalagens; Rotulagem, Medidas e, claro, receitas. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender na teoria e prática a realização de receitas, como: conserva mista, conserva de pepino agridoce, conserva de gengibre, conserva de berinjela, molho de pimenta, pasta de alho, molho de tomate ketchup, entre outros.

A Secretaria de Ação Social também estará ofertando o curso de Produção Artesanal de Alimentos – Panificação, numa parceria com o Sindicato Rural – SENAR, nos próximos dias 25 e 26 de agosto. As inscrições já encerraram. No conteúdo programático constam: Perigos físicos, químicos e microbiológicos, Boas Práticas, Qualidade da água, Controle integrado de pragas, Preparo dos alimentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento; Intoxicações e infecções alimentares, História da panificação, Função dos ingredientes: farinha de trigo, sal, ovo, açúcar, água leite, óleo e aditivos; Medidas de conversão, Etapas do preparo de pães, Defeitos em pães, Receitas.