O deputado federal do Norte Pioneiro, Diego Garcia (PHS), tem se mostrado um importante parceiro do município de Andirá. Nesta quinta-feira (22), ele entrou em contato com o prefeito José Ronaldo Xavier, para anunciar os valores de recursos de emendas que serão apresentadas para a cidade, no próximo ano.  Ao todo serão R$ 1,1 milhão. Ele questionou o prefeito sobre as áreas de necessidades e juntos, pontuaram os destinos. R$ 150 mil serão destinados à reforma do Cine Teatro São Carlos. Um pedido da diretora de Cultura, Sonia Endo, que encaminhou ao deputado um levantamento de todas as necessidades estruturarias do espaço, que tem sido palco de vários eventos culturais e acadêmicos. "Estamos felizes. Temos muito o que agradecer ao Diego pela conquista. Temos certeza que investir na cultura é incentivar e contribuir para o bem coletivo. A Cultura é uma ponte para a promoção da cidadania. Os recursos disponibilizados certamente ampliarão as atividades culturais que estão sendo desenvolvidas no espaço do Cine Teatro", disse a diretora.

O Secretário de Comunicação da Prefeitura, Tiago Dedoné,  também pediu apoio a estruturação do local, que será o espaço de aplicação do projeto da Escola Popular de Comunicação e Artes. "A cultura, em Andirá, está passando por um grande processo de replanejamento e reformulação de conceito. Dissemos isso ao deputado que nos ouviu com atenção. Este apoio é resposta do carinho e respeito que o Diego tem por Andirá e pelas políticas de democratização cultural que sonhamos", enfatizou o Secretário.

O deputado também acertou com o prefeito uma emenda de R$ 350 mil, que será destinada a pavimentação asfáltica. De acordo com o chefe do executivo, a rua Bandeirantes (próximo ao Asilo) terão galerias adequadas e asfalto; além dela, as ruas vereador Paulo Filisbino e Amadeu Fazani, no Bela Vista, também serão contempladas.  Xavier lembrou, ainda, de uma outra importante emenda, do Senador Roberto Requião, de R$ 250 mil, que será destinada ao asfalto das ruas Waldir Bernadelli e Professora Djanira dos Santos Maciel; além de um trecho da rua vereador Moacyr de Godoy, próximo à Praça dos "Pé Vermeio".

Diego Garcia também disponibilizará emenda de R$ 300 mil para aquisição de equipamentos para a Saúde de Andirá e, outra, de R$ 250 mil, para a construção da Quadra Esportiva da APAE. O recurso será destinado à Prefeitura, que fará o repasse à instituição educativa. O Prefeito agradeceu o contato e disponibilização do parlamentar andiraense em pautar o recurso para o município. Neste ano de 2015, Garcia propôs duas emendas, uma de R$ 600 mil para reforma do Ginásio de Esporte Morcegão e outra de R$ 350 mil para a Saúde. A primeira, já foi empenhada pelo Governo Federal e o município aguarda a autorização para início das obras. “Estamos bastante contentes com o olhar que o deputado Diego Garcia tem dado à Andirá. É muito importante termos uma representação efetiva, em Brasília, nos ajudando a conseguir os recursos”, destacou o prefeito.

Fonte: Secretaria de Comunicação PMA