A Prefeitura de Andirá está mobilizando debates, projetos, diagnósticos e políticas públicas de incentivo e fomento a ações voltadas ao turismo na cidade. O objetivo, segundo informou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, é colocar Andirá no mapa do turismo e conseguir, desta forma, recursos estaduais e federais para implementação de projetos que gerem emprego e renda. Nesta última terça-feira, dia 13, o diretor – Presidente da Paraná Turismo – órgão do governo do Estado  responsável pela área – Jaco Gimennes, esteve em Andirá. Ele se reuniu com a Prefeita, Ione Abib, e com secretários do município, para debater sobre as prospecções para a comunidade.

O diretor visitou equipamentos públicos com potenciais turísticos da cidade, como a Casa da Memória Prefeito Roberto Simoni e o Cine Teatro São Carlos, além do espaço do Centro de Exposições Comendador Guido Veltrini (Recinto da Facia). Ele também se reuniu com o secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, que apresentou ao diretor – Presidente as várias agendas da Cultura para este ano, com grandes possibilidades de turismo cultural regional. Dedoné também destacou a luta do município em adquirir recursos para o fomento de reformas em equipamentos públicos, como Cine Teatro; e o convidou para integra a equipe de palestrantes do Fórum de Cultura, que ocorrer na cidade no mês de agosto. Jacó aceitou o convite, para falar na oportunidade, sobre a interface cultura e turismo.

Outra agenda em Andirá foi uma entrevista na Rádio Timburi FM, onde, ao lado da Prefeita e secretários, relatou as várias possibilidades de políticas de turismo na comunidade, com fortes possibilidades de geração de emprego e renda, e afirmou o compromisso de estar elaborando as ações e mobilizando projetos na parceria município e Estado. “Fizemos um pacto com Andirá. Vamos dar todo apoio e orientação. Vamos ter aqui o Conselho Municipal do Turismo, trazer o Sesi, Senai, Senac para ajudar e capacitar. Turismo é feito com vontade política do governo e diálogo com a sociedade. Tudo isso juntos, há resultados”, destacou ele, parabenizando pela projeto do Feirão do Domingo, que ele destacou como ousado e de forte possibilidades turísticas.

A Prefeita, Ione Abib, também enalteceu a importância que a gestão municipal tem dado ao Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Abriu nossos olhos, por que muitas vezes ficamos esperando milagres, esperando que coisas boas caiam do céu. E não é bem assim. As vezes as coisas estão aqui ao nosso lado e não damos o valor. Com o professor Jacó vimos aqui tanto potencial que nós temos. Abriu nossa visão”, disse. “Nós temos que nos preocupar com todos os setores. E o desenvolvimento econômico e turismo são parte destes seguimentos  que podemos estar utilizando para estar trazendo dinheiro para girar nossa economia e gerar emprego e renda. A partir de agora é arregaçar as mangas e trabalhar. É isso o que o povo espera de nós. Estamos profundamente motivados e vamos explorar todo este potencial”, concluiu.

Fonte: Da Seccom