A Secretaria Municipal de Saúde de Andirá promoveu na última quinta-feira (25), a Audiência Pública de prestação de contas do último quadrimestre de 2015, nas instalações da Câmara Municipal de Vereadores. Houve pouca participação da população. O evento foi conduzido pelo Secretário Municipal de Saúde, Diego Domingues, com ajuda do Chefe do Departamento de Endemias, Silvio Zanin, que expuseram o balanço estatístico dos serviços prestados.

Na apresentação, o Secretário informou que foram feitos 32.470 procedimentos nos Postos de Saúde. Isso relacionado às várias áreas profissionais: ortopedia, fisioterapia, nutricionista, teste de orelha, entre outras. Só em atendimentos de odontologia foram 928, com 184 próteses dentárias entregues neste período. Com relação a consulta médica de atenção especializada foram 1.339. Passaram pela farmácia 19.352 pedidos de medicamentos básicos.

No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), foram 1628 atendimentos, somadas as diversas especialidades ofertadas. No Departamento de Vigilância Sanitária foram 931. Os trabalhos da Vigilância de Endemias também apontaram números bem expressivos. Foram 20.291 visitas, com 321 imóveis positivos. Até o momento da Audiência, os dados somavam 119 notificações, com 19 casos confirmados. O Chefe do Departamento, Silvio Zanin, lembrou da Força Tarefa organizada pela Prefeitura e que resultou na coleta de cinco caminhões de lixo e dois de recicláveis, nos bairros que compõe a região da Vila Americana.

Outro dado pontuado na Audiência foi com relação à parceria com a Sociedade Hospitalar de Andirá, que por meio do Pronto Socorro, realizou 11.451 atendimentos, exames e intervenções cirúrgicas. O Secretário também destacou que neste quadrimestre aconteceram 517 viagens, com 5.314 pessoas encaminhadas às cidades de atendimentos de referencia.

Novo Projeto

Diego Domingues também enalteceu que Andirá está aderindo a um projeto do Governo do Estado, no que tange a questão organizacional das unidades básicas de saúde. No projeto, 105 itens foram protocolados para serem ajustados nestes ambientes e, se conseguirem, receberão, reconhecimentos públicos, por meio de um “Selo de Excelência no Atendimento”.  Poucos municípios do Paraná estão conseguindo atingir o objetivo. “De forma estruturada e protocolizada, o objetivo nosso é estruturar o trabalho para atuar de forma mais organizada”, destacou o Secretário. A Audiência Pública contou com a presença de um representante do poder legislativo e membros do Conselho Municipal de Saúde.