A Prefeitura de Andirá está mobilizada na meta de efetivar o desenvolvimento de políticas de geração de emprego e renda na comunidade. Várias ações de formação profissional, incentivo aos micro e pequenos empresários, acesso a consultoria e orientações, instalação da Sala do Empreendedor, criação da lei de incentivo e tantas outras ações estão acontecendo num planejamento estratégico coordenado, principalmente, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Nesta quinta-feira, dia 26, empresários do setor de energia elétrica fotovoltaica, estiveram em Andirá promovendo uma apresentação do que pretendem implantar na cidade. Se tudo der certo, segundo eles, já iniciam com a implantação de cinco Estações de Energia Elétrica de 01 MWP (um megawatt pico), em área total de 65 mil metros quadrados.

Estas primeiras cinco estações compõem uma prospecção de 50 estações que a empresa pretende instalar na cidade, num investimento de 60 milhões de dólares. Só na fase de obras, serão 250 empregos diretos. O Presidente da FAAD Planejamento e Investimentos, Fernando Augusto Filho, apresentou à Prefeita, Ione Abib, aos secretários municipais, vereadores e empresários locais, toda projeção de investimento e desenvolvimento da empresa na comunidade e respondeu a questionamentos. O Prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki, cidade onde a empresa instalou sua sede, também esteve presente e discursou apresentando as articulações e expectativa em arrecadações de impostos e geração de emprego para o município. Após as explanações na Prefeitura, o grupo empresarial também visitou a Câmara de Vereadores, onde também detalhou o empreendimento.

Mas não é de hoje que os contatos com o grupo de empresários estão acontecendo. A Prefeita informou que, desde o início do ano, estão sendo mantidas conversações com a empresa para avaliarem e construírem a viabilidade de instalação em Andirá. O primeiro contato aconteceu em março, numa reunião, em Curitiba, com participação da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni. Duas outras reuniões aconteceram posteriormente para ampliar as informações. Nestas, com participações da Prefeita e do secretário de Administração, Marcos Cesar Caetano Pimenta. “Estamos em contato com a Faad já há alguns meses, e existem grandes possibilidades de que seja instalada em Andirá a segunda unidade de usina fotovoltaica do grupo. A primeira será inaugurada em Palmeira no dia 15 de dezembro e nossas conversações estão bem adiantadas. Fernando fez uma explanação para alguns empresários andiraenses e também para nossos vereadores, assim como o prefeito de Palmeira, mostrando a importância deste projeto para Andirá, tanto na geração de empregos, como também na arrecadação de ISS, e na atração de outras empresas pois energia mais barata será um fator importantíssimo”, disse a chefe do executivo, destacando que se a parceria realmente se efetivar, será muito importante para a economia local.

Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, em março, durante o primeiro encontro de apresentações de informações, na sede da FAAD, em Curitiba

Reunião, no mês de julho, de ampliação de informações para a possível instalação da empresa em Andirá. Encontro aconteceu na sede da FAAD, em Curitiba, com as presenças da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni; Prefeita, Ione Abib e secretário de Administração, Marcos Cesar Caetano Pimenta, sendo recepcionados pelo Presidente, Fernando Augusto Filho.