O Prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier, chamou os Secretários Municipais para a primeira reunião de integração de trabalhos, proposição de metas e avaliação dos desafios enfrentados em 2015. Foi um encontro de duas horas, onde os chefes de pastas puderam expor necessidades e planejar as ações que serão aplicadas em 2016. Xavier já iniciou sendo enfático, pontuando as dificuldades que a população de Andirá enfrentou no ano passado, principalmente com relação à falta de água, a questão das fortes chuvas que implicaram em problemas de infraestrutura de vias e falta de medicamentos.  Segundo ele, Secretário que não atender as expectativas do planejamento de gestão, deixará o cargo.  “Há coisas que são inadmissíveis. Se não mudar, vai sair”.

Mas ele também celebrou as conquistas do ano que passou, citando reformas em vários equipamentos públicos do município, a ampliação de ações e diálogo com movimentos de juventude e de cultura, vários recursos federais conquistados por intermédio de parceiros parlamentares, reformas nos Postos de Saúde, aquisições de veículos, Início do Asfalto do Nova Andirá, troca de tubulações antigas, projetos de integração Governo x Comunidade (Prefeitura nos Bairros) e projetos para a área habitacional. Ele revelou que por conta das fortes chuvas que castigou Andirá nos últimos meses, muitas vias públicas foram danificadas. Para resolver, anunciou uma grande Força Tarefa, comandada pelas Secretarias de Viação e Obras, que irá a partir da próxima semana ajustar estes locais danificados, deixando a cidade muito mais bonita.

O renorteamento das políticas de democratização da comunicação pública permitiu mais estreitamento de relações da população com o poder público municipal, ampliando soluções de demandas e criando novos projetos.  O Secretário de Comunicação, Tiago Dedoné, apresentou uma análise de conjuntura dos trabalhos de comunicação desenvolvidos em 2015. Ele apontou vários avanços e também mostrou falhas na comunicação das pastas. O jornalista apresentou dados estatísticos, orientou e traçou uma agenda de metas para 2016: “Este encontro é importante pois alinha discursos, integra ações das secretarias e possibilita união”. O Prefeito Xavier também pediu uma ação integrada urgente contra a dengue, que já começa a preocupar muitas cidades da região. Para isso, será realizado um arrastão, juntamente com um trabalho de conscientização da população.  Apenas a Secretária de Ação Social e Primeira Dama, Ana Lúcia Xavier, por questões de agenda na Secretaria, não pode participar do encontro.