O Prefeito José Ronaldo Xavier destacou nesta quinta-feira (12), durante reunião de Secretariado – onde todos os chefes apresentam relatórios de suas pastas e integram ações e projetos – a Força Tarefa envolvendo áreas como Ação Social, Obras, Agricultura e Viação e Serviços Públicos. A finalidade é ampliar ajuda aos moradores das comunidades atingidas pelas fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos dias, deixando grandes prejuízos e causando estragos em vias públicas e em residências; além de buscar as alternativas de contenção. As secretarias apresentaram ao prefeito a análise situacional de tudo o que já estão fazendo e auxílios que estão prestando a população desde a madrugada do dia 04 – data da primeira grande chuva - e traçaram a agenda de ações de infraestrutura, que já começam na próxima segunda-feira. As obras demandam grande quantidade de recursos, que o município não dispõe. Por isso a Força Tarefa vai também trabalhar neste processo de captaneio de recursos federais e parcerias.

O prefeito tomou a frente da coordenação das áreas, cobrou ações enérgicas dos secretários e também está atuando nas articulações para conquistas de recursos federais. “Estamos buscando, juntos, soluções para todas as áreas atingidas. Estão todos trabalhando bastante, nas diversas frentes, pra ajudar a população, mesmo com poucos recursos. Essa é a resposta que temos que dar a população: mobilização e união”, disse o chefe do executivo, lembrando, também, que as estradas rurais ficaram bastante danificadas. “É uma operação de Força Tarefa mesmo. Tivemos a informação de que teve família que não conseguia se quer sair do bairro  onde reside, tamanho os estragos que as estradas rurais sofreram. Então, peço paciência a população e informo que estamos monitorando tudo, com cuidado e com planejamento, para ajudar os moradores”.

Projetos e intervenções

Moradores do bairro Santa Inês – o mais atingido -, cobraram do Secretário de Viação e Serviços públicos, Carlos Alberto Rabito, o cronograma de atividades para proteger a comunidade em casos de novas chuvas fortes. Segundo ele, os trabalhos de coleta de entulhos e limpeza nas caixas de contenção, estão sendo realizadas e intensificam-se nesta semana. “Não vamos fugir do que temos que fazer para a população de Andirá. Estamos trabalhando bastante, em várias regiões atingidas, ao mesmo tempo. A Prefeitura está engajada, buscando recursos, fazendo reuniões, para resolver os problemas. Na Santa Inês, por exemplo, o tipo de tubulação que vai ser feita ali, as caixas de captação que serão feitas, vão ajudar e muito a resolver a situação. O que acontece é que ali, a cana retinha a água. Agora, sem a cana, a água desce muito mais forte. Não dá pra fazer tudo de uma vez porque é uma obra de mais de um milhão de reais. Então, vamos unir forças para proteger a população, com várias medidas, até que consigamos recursos para resolver totalmente. Vamos, também, colocar uma lombada onde eles pediram”, destacou Rabito.

Uma comissão de moradores da Rua Rondônia – outro local bastante atingido -, também esteve reunida com o Secretário de Obras, Luiz Antônio Possagnolo, definindo o projeto para reestrutura do local.  O vereador e Presidente da Câmara, João Mitrovini Filho, também acompanhou as conversações. O Secretário apresentou o projeto que fez para a implantação das canalizações que serão feitas no local e pediu 15 dias para início das obras. De acordo com Ricardo Galdino Pereira, construtor civil e morador do local, o projeto apresentado, se realizado como previsto, “vai ser suficiente para drenar mais de 70% da água” e reduzir bastante os problemas enfrentados. “A gente espera que estas obras venham e tragam resultados positivos. Tem muitos problemas ali. O pavimento que existe não tem condições de suprir , então, vai ter que refazer tudo na questão de infraestrutura”, destacou.

Na Ação Social os trabalhos têm sido constantes. Desde o dia 04, as equipes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) estão realizando os trabalhos e diagnósticos situacionais  nas comunidades, detectando as necessidades e auxiliando a população atingida, fornecendo alimentos, colchão, roupas, mobília. A Secretária de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, também recorreu aos veículos de imprensa e pediu ajuda da população, numa campanha de unidade pelo povo de Andirá. “As doações não param de chegar, graças a Deus. Os profissionais do CRAS estão dando toda assistência necessária e continuamos buscando doações. O povo de Andirá é muito solidário”, disse ela. O Presidente da Câmara anunciou que irá devolver R$ 100 mil, ao município, para que seja empregada nas ações de infraestrutra e auxílio a população destes bairros atingidos. O Prefeito Xavier agradeceu o apoio da câmara.