Com o objetivo de ampliar a prática da leitura e dinamizar o processo de ensino – aprendizagem envolvendo vários temas transversais por meio da contação de história, professores e alunos da Escola Municipal Ana Nery deram início no último dia 03 de abril, ao projeto “Leão Pedro Cabeludo: conhecendo o mundo mágico das histórias”. O início do projeto pedagógico terá duração durante o ano todo, foi sob a sobra de um Ingazeiro – árvore nativa que deu o primeiro nome da cidade Ingá e ao primeiro nome da escola, que chamava Grupo Escolar Ingá -. O projeto faz homenagem à escritora andiraense Magaly Meira Piceli Zanoni.

Na solenidade de abertura, a diretora Maria Helena Florêncio dos Santos, destacou a importância da leitura na formação do sujeito crítico, reflexivo, que se desenvolve com informações e conhecimentos que a prática da leitura pode oferecer. Ela agradeceu a participação da coordenadora do Ensino Fundamental da secretaria municipal de Educação, Kediller Feliciano, pelo apoio da secretaria no fomento de ações pedagógicas.  O projeto também faz uma homenagem a ilustradora andiraense Júlia Godoy Simoni, que foi aluna da escola Ana Nery. O projeto de leitura norteará ações pedagógicas durante todo o ano letivo e no final do ano, a instituição realizará uma noite de autógrafos com a escritora e ilustradora. Na oportunidade, também serão expostos à comunidade e aos pais, os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o processo.

O trabalho é uma ação conjunta entre o corpo docente da escola, pautando a intensificação da prática da leitura, para o desenvolvimento de competências e habilidades. Inclusive estarão atuando no fomento do trabalho dos gênero textual na escola. Os trabalhos têm coordenação das pedagogas Maria Cláudia Silva Jardim Seletti, Cláudia Valéria Carvalho Giugni, Eliani Cristina Tardelli Daloci e Zenilda Pereira Vaz.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom