Um projeto em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e as Secretarias de Educação e de Ação Social do município de Andirá, resultou num projeto pedagógico que marcou pela iniciativa e pelos debates que permearam por ações em sala de aula. Os professores e alunos de diversas escolas municipais trabalharam produções de desenhos e frases em alusão ao tema da exploração sexual infantil, lembrado em todo território nacional no dia 18 de maio.

De acordo com os educadores envolvidos, foram duas semanas de discussões a respeito e produções, que resultaram em trabalhos muito bem elaborados; cada escola escolheu os melhores que foram expostos no gabinete do prefeito José Ronaldo Xavier, nesta segunda-feira (18). Os alunos, autores, acompanhados de professores, diretores e até representantes da família foram premiados durante uma solenidade montada pela Secretária Municipal de Ação Social, Ana Lúcia Xavier, no gabinete do executivo. “Fiquei muito emocionada, quando vi os trabalhos. Esta é uma data muito importante e através destas ações em escolas conseguimos chegar de fato às famílias e debater a questão da exploração, da violência física, psicológica. Esta foi uma pequena amostra que trabalhando juntos conseguimos muito mais”, destacou.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Sirlei de Freitas Aguiar, outro ponto que ficou evidenciado é a necessidade de formar e informar simultaneamente. Ela citou a determinação dos educadores em desenvolver projetos pedagógicos de intervenção social. No final, cada criança foi chamada para receber um presente, em reconhecimento ao trabalho realizado. O Prefeito Xavier não participou da solenidade, já que  estava em agenda em Foz do Iguaçú.

Rádio Cultura

Mais cedo, a Primeira Dama acompanhada da Assistente Social e Secretária Executiva dos Conselhos, Francieli Munhão Martins, participou de uma entrevista no programa jornalístico da Rádio Cultura FM. Elas debateram sobre os enfrentamentos e os desafios a respeito das políticas de proteção a criança e ao adolescente e destacaram a importância da mobilização nacional em torno do tema.  A entrevista foi intermediada pelo repórter João Antônio.

Alunos contemplados no concurso:

Escola Municipal Pingo de Gente – Felipe Garcia da Silva Barbezani, Ana Carolina Simoni da Silva, Gabriel Sociareli Santana. Escola Municipal

Escola Municipal do Campo Arco Iris – Leiliane Gomes, Anne Gabriele Fortunato de Oliveira, Kauan Contente.

Escola Municipal  Professor Michel Kairala – Yasmim Sofia Ap. Oliveira Silva, Mariane Cassita, Eduarda Rinaldi Vasconcelos.

Escola Municipal Criança Feliz – Fernando Henrique Rodrigues da Silva, Isabely dos Santos Pereira, Ludimila Stella Amorim Nunes

Escola Municipal Ana Nery – Ana Luiza Lorenço, Ana Luiza Sociareli Nunes, Livia Frezzato de Oliveira.

Escola Municipal Santa Inês – Juliana Caetano da Silva, Jean Lucas de Oliveira Cunha, Ana Clara Diniz