Facia, Feira da Lua e Feira do Agricultor: Prefeitura mobiliza forças para ampliar potencial econômico do turismo de eventos
A Prefeitura Municipal de Andirá apresentou nesta quarta-feira, dia 01, aos comerciantes que trabalham na Feira da Lua e Feira do Agricultor, o projeto de reestruturação do plano de ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com relação ao apoio aos eventos; além de propor um projeto de reestruturação do espaço do Centro de Exposições Comendador Guido Veltrini, onde acontece a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Andirá (FACIA, onde a prefeitura tem um projeto de realização de melhorias necessárias no local, abrir ao público todo segundo domingo do mês, onde estarão disponibilizadas atrações de lazer, cultura, praça de alimentação, stands de lojas (ponta de estoque dos comerciantes da cidade) e até rodeios.
Nos demais dias do mês, será realizado no local um projeto de equoterapia, numa parceria com a APAE e com os criadores de cavalos. “Com este projeto nós damos funcionalidade ao espaço, ampliando as agendas de lazer e cultura na comunidade e elevando os potenciais turísticos e econômicos”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni.
A reunião, que aconteceu na sede da Prefeitura, também teve outro objetivo: mobilizar estratégias para ampliar planejamentos e apoio para os profissionais que trabalham na Feira da Lua e Feira do Agricultor, com o objetivo de torná-los mais atrativos e maiores. Os comerciantes informaram que das 23 barracas que trabalhavam no local, hoje, apenas 10 ainda persistem no projeto. Mas não é só esta a demanda. Eles também fizeram outros pedidos de apoio, entre os quais, mais segurança, troca do dia e a mudança de local. Segundo eles, a centralização da atividade proporcionaria mais público e mais atrações. A Praça Sant´Anna seria o local e a quarta-feira, a data que, segundo eles, teria mais rendimento. “ Essa mudança vai dar um novo ânimo. Vai melhorar. Vai dar uma opção a mais na economia”, destacou Nelson Okuma, que há seis anos é feirante na Feira da Lua.
Para Maria Madalena, proprietária da barraca de Tapioca, esta é uma ótima opção para ampliar o espaço de trabalho. “ A melhor coisa que houve foi a abertura que estamos tendo para dialogar. Antes as coisas eram mais impostas, hoje, abriu um leque de opções” , disse ela que, desde 2011, trabalha no local. A Prefeita, Ione Abib, também participou da reunião. Ela destacou que a Prefeitura tem muito interesse em apoiar os feirantes. Segundo ela, é preciso unir forças para melhorar a economia e possibilitar atrativos de turismo de eventos. Ela inclusive pediu à Secretaria de Cultura do município que auxiliasse em atrações de artísticas para os locais. Também participaram do encontro representantes da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.