Com o objetivo de agilizar os trabalhos de distribuição dos medicamentos para a população usuária da Farmácia Municipal, a Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria de Saúde, começou, nesta semana, a ampliação dos horários de atendimento. Agora, a Farmácia fica aberta, também, na hora do almoço, o que vai facilitar muito para os cidadãos que trabalham e só tem este horário para buscar os remédios. Esta iniciativa promovida pela Secretaria é uma resposta ao pedido da própria população, que manifestou a demanda e foi prontamente atendida.

Sob coordenação das farmacêuticas Karisa Gomes e Thais Machado, a Farmácia atende uma média de 300 pessoas por dia. A Secretária Municipal de Saúde, Ednyra Godoy, também enalteceu a importância da abertura da farmácia, neste horário, para democratizar acessos aos serviços públicos. Nesta última quinta-feira, dia 04, a Prefeita Ione Abib, esteve no Posto neste horário e acompanhou as distribuições de medicamentos a população, que aprovou a iniciativa. Ela também conversou com os cidadãos, ouvindo demandas e agradecimentos pelos trabalhos realizados, principalmente, na área da saúde. A Farmácia Municipal atende a população das 7h 30 às 17 horas. A Prefeita ressaltou quer ampliação do horário de atendimento tem objetivo de facilitar acesso à população e que, futuramente, poderá também se estender para o período noturno. " Este era um projeto que tínhamos, e que agora foi possível ser realizado, já que contratamos mais uma farmacêutica, a Karisa, que se juntou à Thais no atendimento à nossa população. Foi também implantado o sistema de senha, que pôs fim às filas, tão desumanas. Grata à Secretária, Ednyra, e às farmacêuticas, que abraçaram a mudança, com entusiasmo e dedicação"

A Secretaria tem se destacado pela conquista de recursos estadual e federal; e aplicação de políticas públicas importantes nesta área tão sensível, uma das bandeiras principais da Prefeitura. No comando da Secretária, o foco tem sido em humanização e gestão profissional, melhorias em infraestrutura, ampliações, organização interna nos processos de atendimentos, retorno do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), ampliação dos atendimentos nas comunidades com instalação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), além de uma ação muito importante que está acontecendo atualmente, que é o processo de eliminação das filas de espera para exames. Estas e outras ações na área da Saúde estão fazendo a diferença na garantia dos direitos básicos à comunidade.

Fonte: Tiago Dedoné / Da Seccom