A Primeira Dama e Secretária Municipal de Ação Social de Andirá, Ana Lúcia Xavier, juntamente com os Secretários de Viação e Serviços Públicos, Carlos Alberto Rabito; de Assuntos Governamentais, Nathália Romano e de Comunicação Social, Tiago Silvio Dedoné, estiveram acompanhando os diversos trabalhos do poder público que estão acontecendo na Vila Americana. As ações de reestrutura em diversas áreas fazem parte do plano de ação do projeto “Prefeitura nos Bairros”, que consiste em ampliar diálogo com população, diagnosticar as demandas e propor planos de ações integrados para a comunidade.

Nesta sexta-feira, dia 22, Ana Lúcia conversou diretamente com moradores e com jovens do bairro sobre pautas de melhorias. Ela vistoriou os trabalhos de reestrutura da Central do Trabalhador, que está recebendo, esta semana, diversas ações. O local - que recebe semanalmente agricultores do Compra Direta - é sede da Vaca Mecânica e da Padaria Municipal, além de ofertar periodicamente cursos para a comunidade, foram feitos vários trabalhos: plantio de gramas, entupimento de fossa e canalização, o espaço externo recebeu lama asfáltica, será feita a pintura e há um planejamento de cercar, com alambrados e instalar sistema de segurança. “Estão fazendo um trabalho muito bonito, necessário, de melhorias destes importantes espaços públicos do bairro. Estamos muito contentes”, disse a Primeira Dama.

CENTRO ESPORTIVO: Quem passou pelo Centro Esportivo Osvaldo Vaula, também na Vila Americana, pode observar a transformação que começou a acontecer no local nos últimos dias. Uma Força Tarefa entre os Secretários do governo também estão recuperando todo este equipamento público, que em poucos dias estarão atendendo a população. Para que não ocorra mais depredação do local, além do sistema de segurança e alambrados que serão instalados, o governo também pretende disponibilizar a alguma instituição ou projeto social uma concessão de uso para que possam desenvolver ações esportivas e ajudar a proteger o Centro.

REESTRUTURA DAS VIAS: E seguem firmem os trabalhos de recuperação de várias vias da Vila Americana, que estão recebendo em alguns pontos uma operação tapa buraco; em várias ruas, a lama asfáltica está recuperando a beleza e dando mais segurança para que motoristas e pedestres possam transitar. Ao todo, são quase 20 mil metros de lama asfáltica para minimizar as deficiências nas ruas.

CANALIZAÇÃO: O SAMAE também atuou forte no bairro. Várias residências receberam, nos últimos dias, a canalização para a rede de esgoto. Desta forma, muitas famílias que ainda dependiam de fossas, já não precisarão mais.

SERVIÇOS PÚBLICOS: Coleta de galhos, entulhos e um trabalho árduo de corte de matos também estão acontecendo na Vila Americana. A Secretaria de Viação e Serviços Públicos fez um trabalho bonito no campo Venceslau Padeijes e nos terrenos ao redores.

RODOVIÁRIA: Começam, nesta sexta-feira, os trabalhos de pintura do Terminal Rodoviário de Andirá. Além disso, todo sistema de instalação elétrica foi recuperado na última semana.

Dia 30 de maio

Estes são apenas alguns dos trabalhos de melhorias que já estão acontecendo na Vila Americana. Na próxima semana, os trabalhos se intensificam, em diversas áreas simultaneamente. Na saúde, por exemplo, a Secretaria está preparando uma semana intensiva de coleta de Preventivo, para as mulheres do bairro. A Educação dará cara nova na parte externa da escola local, com pinturas no muro e vários outras produções envolvendo ações pedagógicas. A Secretaria do Meio Ambiente estará plantando mais de 50 mudas de árvores.

No dia 30 acontece o evento do “Prefeitura nos Bairros”, na Central do Trabalhador, das 9 às 17 horas. No local estará acontecendo atendimentos diretos aos moradores, com cursos rápidos de capacitação, de atividades culturais, de saúde, beleza e recreação para as crianças. Todas Secretarias estarão no local, com espaços para atendimento. O Prefeito José Ronaldo Xavier estará com um gabinete itinerante, atendendo cada cidadão do bairro que queira elencar demandas e conversar diretamente com ele.

Fonte: Secretaria de Comunicação