“A escola não pode ser só informativa. Ela também precisa ser formativa. E a educação precisa de parceiros para que isso aconteça, para formar, mostrar o que é certo ou errado, mostrar que há saída. O Proerd é um excelente programa, que trabalha isso, com foco na prevenção”. Com estas palavras a Secretária Municipal de Educação de Andirá, Profª Sirlei Maria de Freitas Aguiar, resumiu a missão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido em Andirá nas escolas municipais, contemplando 244 alunos dos quintos anos do ensino fundamental.

O trabalho é coordenado pelo Subtenente Renato, da Polícia Militar, que por meio de aulas de orientação têm conseguido resultado muito efetivos no aspecto da conscientização e da mobilização de ações contra as drogas e violência, dentro dos espaços escolares. Nesta semana, duas formaturas aconteceram nas instalações do Cine Teatro São Carlos. A primeira, dia  08; a segunda, dia 10. Pais, alunos, professores, autoridades e convidados prestigiaram os eventos que marcaram a noite pela emoção e por grande participação de público.  A formatura também foi coordenado pelo Subtenente  Josimar. A Banda musical Proerd, de Curitiba, animou a festa. De acordo com William Souza, pai de um dos alunos formandos, o trabalho desenvolvido pelo projeto merece considerações pelo teor social que emprega. “O projeto faz com que as crianças tenham a conscientização sobre as drogas, as bebidas alcoólicas, a ficarem longe de má companhias. Como diz a frase do sub tenente Renato: Seja sempre seguro e responsável, pois os amigos ensinam, mais a decisão é sua”, alertou.

O PROGRAMA

O Proerd começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros. O PROERD chegou no Paraná no ano 2000 e no ano 2001 foi implantado em Cornélio Procópio, ocasião em que foram formados 320 Proedianos no primeiro semestre. É tido, hoje, como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos. Desenvolvido nas Escolas de 1ª a 4ª Séries, por Policiais Militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.

Fotos/ Colaboração: William Souza