A população das comunidades Santa Inês e Pantanal, depois de muitas décadas esperando, vão ver acontecer uma importante conquista de direito: a chegada do esgoto.  Hoje a população sofre muito com as fossas e, muitas residências, já não têm mais onde instalar novos recipentes como estes. A Prefeitura de Andirá e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), travaram, desde o ano passado, uma ampla mobilização de busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal, para zerar as demandas relacionadas a abastecimento e saneamento.  Nesta última semana, dia 11, aconteceu a primeira licitação para esta obra do esgoto nos bairros: a de materiais hidráulicos.

O  valor inicial da licitação era de R$209.906,50. Houve a participação de várias empresas da cidade e região. O resultado dos lances do pregão foi uma economia de mais de 40%, finalizando o lote de produtos no valor de R$ 115.492,50. Ainda restam as licitações do projeto e de mão de obra, que serão realizadas posteriormente. A obra será realizada com recursos próprios.  A Prefeita, Ione Abib, acompanhou a licitação e agradeceu as empresas participantes. Ela ressaltou a importância social desta obra para a comunidade: “ Era tudo o que queríamos: poder cumprir este compromisso com a população da Santa Inês, instalando, ali, o esgoto, com recursos próprios. Não conseguimos da FUNASA os recursos para esgoto – conseguimos , apenas , para o abastecimento de água. É uma obra cara. Mas vamos fazer com recursos próprios. O povo está sofrendo e não pode esperar mais. Brevemente, ainda este ano, estaremos começando as obras”, relatou ela, informando que as obras serão feitas nos bairros Santa Inês e Pantanal. “Mais pra frente vamos estendendo para toda cidade, que precisa muito”, disse.

Para a Prefeita, esta ação é uma prioridade absoluta, já que trata, também, de saúde pública. “Já pedimos desculpas antecipadas para a população  por que a obra de esgoto também vai causar transtorno. Mas a gente vai acabar definitivamente com este problema tão grave, que são as fossas. A população não tem onde furar mais fossas. É um transtorno muito grande. Um sofrimento”.   No início do ano outra ação de intervenção que o bairro passou foi a substituição da rede de água  (que antes era de ferro fundido e tinha mais de 40 anos) por novas tubulações, padronizando e modernizando a rede de distribuição.

A licitação realizada inaugurou outro importante serviço de transparência do município: a transmissão, ao vivo, pela internet. De qualquer parte do mundo, o cidadão pode acompanhar todos os processos licitatórios. O projeto faz parte do Programa Compra Andirá, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração. A transmissão é feita pela página (Fan Page – Facebook) do programa Compra Andirá.