O Secretário Municipal de Cultura e Comunicação, da Prefeitura de Andirá, Tiago Silvio Dedoné, apresentou à equipe gestora estadual do módulo do SESI (Indústria do Conhecimento), Lourdes Bernadete Ostapiuk  e Pandita Marchioro, os planejamentos de ações da secretaria no que tange aos projetos voltados a literatura na comunidade. Ele citou, por exemplo, as Oficinas Literárias (que estão trabalhando junto aos aliunos da rede municipal, a produção de trovas e outros gêneros); o Festival Literário (que ocorrerá no mês de setembro); o projeto Cultura nos Bairros (onde a biblioteca itinerante leva obras e ações em stand montado nos bairros); o Sarau Literário, que tem início no próximo dia 25 de julho, com workshops, apresentação de autores, atividades artísticas e espaço livre para declamação e exposições. “Estes são alguns dos nossos projetos para a área da democratização cultural, projetado para ampliar a prática da leitura, os debates, descoberta de talentos e incentivos”, destacou.

A unidade da Indústria do Conhecimento de Andirá tem mais de dois mil títulos de obras literárias, à disposição da população. Durante este encontro, as gestoras estaduais parabenizaram a organização, os planos de ações de democratização e interação comunitária prospectados na nova gestão, elencou sugestões para o âmbito de infraestrutura do prédio e convidou o município para participar de um concurso estadual do SESI, na modalidade audiovisual e literatura, entre as unidades.  Em Andirá, a biblioteca tem coordenação direta da bibliotecária Ana Del Padre, que há mais de 20 anos, trabalha com a área de literatura.

O secretário informou que este segundo semestre o espaço passará por pinturas e aquisição de novos equipamentos para melhorar o espaço. Também informou que novos títulos  - principalmente em Braille – serão adquiridos para atender a demanda. “Nós estamos projetando várias atividades lúdicas e de literatura infantil para este segundo semestre. Uma delas é o workshop de redação para que as crianças produzam obras, instiguem a criatividade, o senso crítico, a leitura, a escrita, a produção. Será um trabalho bem importante para o posicionamento de emancipação pedagógica da biblioteca. Os trabalhos serão realizados em parceria com as escolas”.

Fonte: Da Seccom