O hasteamento dos pavilhões da República, do Estado, do Município e do Mercosul marcou o início da Semana da Pátria realizada pela Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com o apoio de várias outras secretarias do governo, na manhã desta terça-feira, 1º. O evento foi marcado por várias manifestações de carinho e respeito à Pátria e contou com a participação de centenas crianças, alunos das Escolas Municipais, que abrilhantaram a festa cívica. O prefeito José Ronaldo Xavier e a Primeira Dama, Ana Lúcia Xavier, foram os anfitriões e acompanharam, orgulhosos, cada apresentação dos pequenos andiraenses.

Secretários Municipais, funcionários da Prefeitura, pais de alunos, representantes de várias instituições e a população também estavam presentes e prestigiaram a apresentação do Hino Nacional Brasileiro e da Independência, executados durante o hasteamento. As apresentações atraíram o público. Entre elas, constaram:  apresentação do grupo de percussão do Colégio Estadual Durval Ramos Filho / Programa Mais Educação, ensaiados pela professora Alessandra de Oliveira interpretando o Hino Nacional ; Apresentação dos alunos do 5º ano, da Escola Municipal Santa Inês, das professoras: Denise Rossi e Juliana Martinês, ensaiados pelo Estagiário: Marcos Júnior Gutierrez Cipriano interpretando através da dança a música Paz, Carnaval e Futebol; Apresentação dos alunos do 2º, 4º e 5º anos, da Escola Municipal Criança Feliz. Sob a coordenação das professoras Flávia, Rosemeire e Elizabeth, ensaiados pelas estagiárias: Izabela Demarchi e Rafaela Nardoni, encantaram com a dança: Balança Brasil – Grupo Araketu; Apresentação dos alunos do 5º anos A e B, da Escola Municipal Professor Michel Kairalla, das professoras Rosinéia Orsini e Sandra Toregiani de Resende, ensaiados pela estagiária: Tatielen Demarchi – Música: A cor do Brasil, de Victor Treutz.

Apresentações

E não foram só essas. O público também pode apreciar as apresentações das alunas do 5º ano, da Escola Municipal Ana Nery, da professora Maria Helena do Nascimento e alunas do 4º ano da professora: Vera Lúcia Moreira Alvarez – com a música Tempo de Alegria – Ivete Sangalo; e a Apresentação das alunas do 5º ano A, da Escola Municipal Pingo de Gente, da professora Kediller Patricia Dias Feliciano e do 5º ano B da professora Mariana Silva, ensaiadas pela professora Karina Michelato – Música: País Tropical – Ivete Sangalo.

Segundo o prefeito Xavier, a realização das atividades é uma das formas de resgatar na população o amor pela Pátria. “É muito importante que se prevaleça e seja incentivado este sentimento de amor à pátria. Desta forma ajudamos a construir uma sociedade mais consciente, esperançosa”, disse o prefeito.

A Semana da Pátria é uma oportunidade para que a população andiraense, enquanto brasileiros e patriotas, celebre os símbolos nacionais, rememorando os heróis do passado.  De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Professora Sirlei de Freitas Aguiar, durante todo o mês de setembro tanto as Escolas Municipais como os Centros de Educação Infantil farão apresentações internas alusivas a Semana da Pátria e ao aniversário de 72 anos de emancipação política do município, que ocorre no próximo dia 14.