Encontro aconteceu na noite de ontem no Cine Teatro São Carlos em Andirá

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato Rural de Andirá, EMATER e IAP realizaram na noite de ontem, quarta-feira (17), no Cine Teatro São Carlos, reunião com produtores rurais de Andirá e Barra do Jacaré, para esclarecimentos sobre o CAR - Cadastro Ambiental Rural – regulamentado pelo decreto federal nº Decreto nº 8.235, de 5 de maio de 2014. As palestras foram ministradas pelo chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Cornélio Procópio, Devanil Bonni e pelo engenheiro agrônomo da EMATER, Eduardo Tadeu Sanches, também de Cornélio Procópio.  O encontro serviu para sanar duvidas dos agricultores quanto as novas regras ambientais e orientá-los sobre o preenchimento do novo cadastro, que deverá ser feito até maio de 2015.

O Brasil tem cerca de cinco milhões e 500 mil propriedades rurais. Agora, cada uma delas terá que ter seus dados registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com ele, o agricultor pode dar os primeiros passos para adaptar a propriedade ao novo Código Florestal.

Tudo é feito por computador. O produtor entra na página do CAR na internet e baixa o programa, como se faz com o Imposto de Renda. Aí preenche os dados pessoais e da propriedade. O próprio sistema fornece as imagens de satélite do imóvel rural.

Em cima da imagem de satélite mostrada pelo nprograma, o produtor deve marcar qual a situação do seu sítio ou fazenda. “O produtor irá desenhar o seu imóvel rural, indicar as suas áreas de reserva legal, o curso da água existente na sua propriedade ou posse, a eventual existência de estrada e o sistema irá calcular automaticamente as suas áreas de preservação permanente e as áreas a serem recuperadas. O sistema irá conferir se as informações são verdadeiras ou não”, explicou o chefe regional do IAP, Devanil Bonni.

“Quem não fizer o CAR poderá ser impedido de realizar alguns tipos de financiamentos junto aos bancos e posteriormente será necessário fazer o cadastro pelo sistema anterior, que possui um custo mais elevado.
O CAR veio para facilitar a vida do agricultor e eles devem aproveitar esta oportunidade”, salienta Bonni.

O diretor do escritório da Emater em Andirá, Fernando Teixeira Oliveira conduziu o encontro, que também foi prestigiado pelo secretário municipal de agricultura e meio – ambiente Renato Cezar Martins.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - João Campos