Notícias

Home / Cidade / Notícias

A unidade de educação infantil abriu 120 vagas para crianças de 3 meses a 6 anos de idade.

Embora ainda não ter data definida para a inauguração, a mais nova escola de ensino infantil de Andirá iniciou suas atividades no último dia 02, no Conjunto Habitacional Virgínio Rosário - Casas Populares. A unidade com capacidade de atender 120 crianças, de berçário ao pré II, recebeu o nome de Centro Municipal de Educação Infantil Professora Elza Christiani Cervi, através da lei 2.333/2012 sancionada pelo prefeito no último dia 21, com objetivo de homenagear a pioneira que dedicou grande parte de sua vida ao ensino fundamental, contribuindo ilimitadamente na formação de dignos cidadãos andiraenses. O CMEI Elza Christiani Cervi foi construído em uma área de 1.200 m², com recursos próprios, dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) A unidade orçada em R$ 494.000,00 conta com salas de aulas,  berçário, lactaria, refeitório, sala de professores, cozinha, banheiros, depósito, lavanderia  e   pátio arborizado. As matriculas já estão abertas. Interessados deverão informar-se na Secretaria Municipal de Educação, à Rua Sergipe nº. 995 ou no próprio CMEI sito à Rua Cláudio Vilas Boas, nas casas populares.

A homenageada:

Elza Christiani Cervi nasceu em Serra Negra, interior do Estado de São Paulo, no dia 10 de maio de 1922. Filha dos imigrantes Italianos Dante Christiani e Estella Gigli Christiani, que chegaram ao Brasil em dezembro de 1900, originários da Província de Firenze, região da Toscana, Itália.

No inicio de 1948 mudou-se para Andirá, morando inicialmente na casa de sua irmã Leonor Christiani Possagnolo, esposa de Antonio Possagnolo. Em 21 de abril de 1949 casou-se com Ronaldi Cervi, com quem teve quatro filhos: José Ronald Cervi, Sandra Elza Aparecida Cervi Teixeira, Maria Rita Cervi e Luís Fernando Cervi.

Entre as décadas de 50 e 70 lecionou no Grupo Escolar Ana Nery e na Escola Municipal Santa Inês, chegando ao cargo de diretora. Aposentou-se no final dos anos 70, depois de quase três décadas dedicando seu trabalho com amor e carinho à educação de crianças e jovens deste Município. A pioneira faleceu aos 83 anos de idade,no dia 03 de maio de 2005, deixando muitas saudades e seu exemplo de dedicação e amor à educação. 

Outra obra que logo será concluída é a do Centro de Educação Infantil do jardim Monte Santo. A previsão é que a unidade inicie o atendimento às crianças, no começo do ano letivo de 2013, abrindo mais de 120 vagas. Com isso serão 07 Creches com estrutura de escola no município, desenvolvendo ações de educação e cuidados para cerca de 600 crianças de 03 meses a 06 anos de idade.

 

 

Fonte: Assessoria - João Campos