Aprender a fazer geléias de frutas, além de possibilitar novas receitas para a família,   também é uma boa opção para ampliar e dinamizar alternativa de renda familiar.  O curso de “Produção artesanal de alimentos - conservação de frutas e hortaliças - Geléias, doces de corte e doces pastosos”, com carga horária de 16 hora e que será promovido nos próximos dias 21 e 22 de junho, na Central do Trabalhador, é mais uma importante parceria da Prefeitura de Andirá -  através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante -, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Andirá.

A metodologia e o conteúdo programático passam por todas as etapas do processo: conceito de frutas; frutos climatéricos  não climatéricos; períodos de safras ds frutas no Paraná; métodos de conservação; adição de soluto; exaustão, branqueamento; esterilização,  pasteurização; desidratação, embalagens, rotulagem, medidas e receitas. As inscrições já estão abertas na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). São 15 vagas disponíveis e os cursos do Senar são voltados para a população rural. E em Andirá, ao longo dos últimos anos, formou centenas de pessoas em diversas áreas, em parceria com a Prefeitura de Andirá, levando ampliação de conhecimentos, possibilitando novas frentes de geração de renda ao trabalhador e produtor rural.