O Centro de Convivência dos Idosos de Andirá ganhou um novo reforço nas suas programações diárias de atendimentos aos cerca de 80 idosos que freqüentam a instituição, mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social. A Coordenadoria Municipal de Juventude vai lutar pela implantação de uma biblioteca e desenvolver uma série de atividades com o intuito de ampliar diálogos entre os jovens que integram os mais diversos movimentos de juventude de Andirá e o grupo de idosos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 12, pelo próprio Coordenador, Ricardo Simoni. “Vai ser muito importante esta integração, pois nós jovens, temos muito o que aprender os que ajudaram a construir nossa cidade. Eles têm muita sabedoria de vida e acredito que nós possamos trocar muitas experiências em ações visando socialização”, destacou Simoni. Ele falou com o grupo de idosos sobre a importância dos projetos da Coordenadoria para a efetivação de políticas públicas mais efetivas de juventude na cidade.

A Coordenadora do Centro, Sônia Maria, parabenizou a iniciativa e destacou que a parceria trará grandes resultados, principalmente emocionais, para ambos. “Eles gostam muito de conversar, contar as histórias e isso é muito importante para a saúde mental, para a socialização. Achei muito bonita a iniciativa da Coordenadoria”, disse. A Secretária Municipal de Ação Social também enalteceu a beleza do projeto. “Esta troca de experiências, as conversas, os projetos juntos, vão ser muito importante para todos os envolvidos. É a valorização dos idosos, que muito contribuíram com a construção de Andirá e a oportunidade dos jovens aprenderem mais sobre a vida. Estou muito contente”, disse a primeira dama.

Os trabalhos também contarão com a parceria da Secretaria Municipal de Comunicação Social, que já tem um material planejado para produção de documentários e curta-metragens, além produções de fotografia e de um jornal produzido pelos grupos, que também tem a meta de ampliar a comunicação entre os jovens e os idoso. "Desde o final do ano passado estávamos organizando o plano de Educomunicação para o CCI, com várias atividades para ampliar comunicação entre os idosos. Há muitos deles que inclusive já apresentam sinais de Alzimer e estas ações seriam muito importantes. Por isso, criei os projetos ligados a comunicação e acho muito importante a iniciativa da instalação da biblioteca. Com a vinda do departamento de juventude, ampliaremos ainda mais os trabalhos. Tenho muita esperança nesta integração de forças", finalizou o Secretário de Comunicação, Tiago Dedoné.

Fonte: Secretaria de Comunicação / PMA