Há quinze anos de sua criação e estruturação no mercado agroindustrial do Norte do Paraná, a Cooperativa Integrada promove uma administração dinâmica e arrojada, motivando os mercados comerciais, industriais e de trabalho nas cidades onde estão suas unidades.

Recentemente, em negociação envolvendo cerca de 20 milhões de reais, a Integrada adquiriu três unidades da Corol Cooperativa Agroindustrial, das cidades de Andirá, Bandeirantes e Cornélio Procópio.

Especificamente em Andirá, além da negociação, a Integrada planeja ampliar as atividades na Unidade Industrial de Milho (UIM), que segundo informações da administração, atualmente, tem como atividade a industrialização do grão de milho, com capacidade de 12 mil toneladas/mês.

De acordo com Aldo Sérgio Alves, gerente da UIM, “a Integrada, possui uma área nas proximidades da Unidade, adquiriu mais terreno, e ainda contará com uma área cedida pela Prefeitura de Andirá, que permitirá a construção de novas instalações da unidade industrial, criando um complexo agroindustrial na cidade”.

A UIM, atualmente transforma o milho, através da degerminação semi-umida, onde o grão é quebrado e separado em três partes (canjica, germe e pericarpo), depois passa pela moagem e classificação. Após esse processo obtêm produtos como creme de milho (para indústria de massas, panificação e biscoitos); farelo de gérmen de milho; farinha de milho; germe de milho in-natura (indústria de óleos vegetais); semolina de milho utilizada na produção de cereais matinais, assim como outros subprodutos utilizados na indústria cervejeira; indústria alimentícia (produção de alimentos com alto teor de fibra); indústrias químicas; e, produção de rações balanceadas para animais.

Aldo destaca que “além da construção de novas instalações criando um complexo, a Integrada passará fazer o refino do óleo vegetal, a segunda fase no processo de industrialização do milho, e posteriormente, também a terceira fase, com a produção de amido”.

As obras das novas instalações da UIM de Andirá, proporcionará à cidade desenvolvimento social e comercial.

Num primeiro momento, a Cooperativa mobilizará o mercado de mão-de-obra da construção civil, uma vez que precisará de profissionais na ampliação da infra-estrutura física da Unidade. Posteriormente serão necessários trabalhadores com qualificação e sem especialização para atuarem na indústria. E o aumento de empregos indiretos, em setores como comércio, serviços e transportes.

Com a utilização de mais trabalhadores, mais mão-de-obra, haverá maior circulação no comércio local, inclusive de consumidores eventuais como motoristas que trazem e levam produtos da cidade.

Com estas perspectivas é que o poder público municipal, através do prefeito José Ronaldo Xavier (PTB) apóia as ações da Cooperativa Integrada motivando toda cadeia produtiva da agroindústria do milho na região.

Fonte: Freddy Macedo – Jornal Folha de Andirá