Uma ação da prefeitura de Andirá detectou mais de 4000 imóveis que necessitavam de regularização cadastral junto ao Departamento de Tributação; além destes, 900 são terrenos baldios no sistema, mas, na realidade, já contam com edificações. O relatório foi possível graças a uma pesquisa realizada nos meses de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016,  com levantamento dos imóveis localizados na área urbana, por meio de um processo de captura de imagens via satélite, chamado aerofotogrametria. A finalidade é a regularização da planta cadastral e o boletim de cadastro imobiliário.

O Prefeito José Ronaldo Xavier explicou que isso justifica o porquê de muitos carnês do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU)/ Taxa de Serviços Urbanos (TSU) terem vindo com valores mais altos este ano e pediu que os contribuintes que tiverem dúvidas ou acharem que há algo errado, que procurem a Prefeitura, no setor de tributação, para que sejam feitos todos os esclarecimentos situacionais. Ele explicou que o único aumento que houve foi o da alíquota progressiva. “Existe uma lei que tem que ser cumprida. Teve aumento nos terrenos vazios que estão há mais de sete anos sem construção. Agora se tem construção e teve aumento no valor, então a pessoa tem que olhar  se houve também aumento da área construída. O que pode acontecer é que às vezes a pessoa aumenta a casa, faz a edícula, altera a construção e não consta isso no sistema. E nós temos que cuidar do que manda a lei”, explicou.

Para entender melhor

Existe uma Lei municipal nº 1492, de 29 de dezembro de 2003, que trata sobre o valor venal dos imóveis. Ou seja, os imóveis – terrenos baldios têm uma alíquota de  3% do valor venal de 0 a 1 ano; de 01 a 03 anos, o terreno baldio sofre alteração da alíquota e vai para 5%; de 3 a 4, o valor é de 7%; 4 a 5 anos, 9%; 5 a 6 anos, 11%; 06 a 07, 13% e os terrenos acima de sete anos em situação baldio, tem valor de 15%.  Então, além da correção da inflação que neste ano foi de 10,47%, também houve a atualização da Planta Genérica de Valores.

Segundo o diretor do Departamento de Tributação, Ronaldo Aparecido Vasconcelos, o município possui hoje 2.196 terrenos baldios. Ele reiterou  que as pessoas que tiverem dúvidas com relação aos valores dos carnês, que procurem o departamento para que sejam sanadas. Este ano, foram 9519 carnês enviados pelo Correio, aos contribuintes.