“O idoso não precisa mais de Lei. Tem Lei a vontade. O que precisa é cumprir o que existe”. Com estas palavras a gerontóloga e Secretária Municipal do Idoso, da Prefeitura de Londrina, Inês Mazzer Barroso, abriu os debates sobre as atuais políticas públicas existentes em defesa da pessoa idosa, durante a Conferência Municipal do Idoso, de Andirá, na última quinta-feira, dia 18.

O encontro foi marcado pela grande participação de representantes de movimentos sociais e do governo, que tratam das ações de garantia de direitos à este público. Diversos debates, nos grupos montados durante a conferência, propuseram reflexões sobre as políticas locais, estadual e nacional. Com o tema: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”, as propostas, que fomentadas neste debate e diagnóstico, vão servir de embasamento para que o Conselho e Secretaria de Ação Social possam traçar políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população idosa na comunidade.
Para a palestrante, que além de falar sobre os desafios das políticas do idoso no Brasil, também destacou o trabalho integrado realizado em Londrina, onde coordena diversas ações simultâneas.

Ela destacou que até os anos 50, a expectativa de vida era 53 anos; hoje, passam dos 77 anos, o que exigiu uma ampliação de debates e de garantidas de Leis de proteção mais eficazes. “As políticas públicas estão investindo mais na pessoa idosa. E é preciso desenvolver estas políticas. O maior papel das conferências é mostrar que o idoso existe, têm direitos e precisa ser garantidos. O idoso precisa se impor mais, participar da vida da sociedade onde ele está inserido. Duas coisas determinam o sucesso na velhice: o ambiente em que vive e o estilo de vida”, enfatizou.

O encontro também foi marcado por homenagem ao Secretário de Administração e Finanças do município, Orlando Suda, que faleceu no mesmo dia do evento. Os participantes do encontro fizeram um minuto de silêncio, em orações. Devido a tragédia, ocorrido horas antes, o prefeito José Ronaldo Xavier e a Primeira Dama do município, Ana Lúcia Xavier, não puderam participar da abertura oficial da conferência.