Na manhã de sexta-feira (01), o prefeito José Ronaldo Xavier (PTB), recebeu em seu gabinete o tabelião substituto da Serventia de Notas e Protestos de Andirá, João Zanoni e o representante do DER – Departamento de Estradas de Rodagem, João Lucidoro Ribeiro,  para assinatura da escritura de cessão  de uma área  de  4.756,00 m2, próxima ao trevo de acesso à Barra do Jacaré, na PR 092,  para a instalação do Posto de Polícia Rodoviária Estadual – PRE, que deverá ser construído em 01 ano.  A solenidade foi acompanhada pelo diretor administrativo do município Edson Roberto Stefanuto e vereadores: João Mitrovini Filho (João Padeiro – PTB), Paulo Fernandes de Brito ( Chibata- PDT) e  José Odair Bonacin ( Nenê Bonacin- PV).

Histórico

Com a chegada da PRF - Polícia Rodoviária Federal, que a partir de maio de 2009 passou a  fiscalizar as Rodovias Federais  no  Paraná, até então sob a responsabilidade da PRE - Polícia Rodoviária Estadual, o posto da BR 369 próximo a Andirá  foi desativado e os policiais   seriam   transferidos, o que fragilizaria  a segurança nos trechos de acesso ao município pela  PR 092 e PR 517. Preocupado com a situação o prefeito Xavier ofereceu ao comando da corporação em Curitiba, acomodação provisória para que o destacamento permanecesse na cidade e a cessão de terreno para a construção de uma nova sede.  A proposta foi aceita e, desde então, a prefeitura disponibiliza uma sala para os patrulheiros rodoviários, anexa às instalações da Secretaria Municipal de Educação, à Rua Sergipe Nº. 995.  A medida evitou que as estradas estaduais próximas de Andirá ficassem sem fiscalização. Agora, com a oficialização da cessão do terreno para a construção do novo posto o problema será solucionado de maneira definitiva.  A fiscalização das Policias Rodoviária Federal e Estadual nas estradas aumenta a segurança, evita acidentes e dificulta a circulação de drogas e armas.

Fonte: Da assessoria - João Campos